domingo, 19 de maio de 2013

História e Contemporaneidades

Aspecto da Floresta Nacional do Araripe - Crato-Ce. Foto: Itamar Freitas (2010).

Olá pessoal,
Vê só o que os colegas da Universidade Regional do Cariri prepararam para nós: I SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA E CONTEMPORANEIDADES: AS DIMENSÕESPOLÍTICAS DA HISTÓRIA E O FUTURO DO PASSADO, Crato-CE, 17 a 20 de setembro de 2013.
Serão duas conferências, cinco mesas redondas, nove minicursos e dezessete simpósios temáticos, discutindo história, memória, mídia, tempo presente, historiografia, políticas públicas para o ensino, patrimônio, e muito mais. Visitem o blog do evento e confiram a programação completa e as belíssimas imagens da região.
Aproveito para divulgar o simpósio temático que propus com o professor Egberto Melo (URCA).

Ensino de história: questões contemporâneas
O ensino de história é componente fundamental na formação de identidades em diferentes instâncias da vida prática. É importante campo de atuação dos profissionais de história, oriundos de mais de 600 cursos em funcionamento no Brasil. Essa condição estratégica lhe situa no debate de diferentes questões que envolvem, desde a elaboração e crítica das políticas públicas educacionais até as discussões mais recentes sobre as relações entre epistemologia histórica e didática da história. A promoção desse simpósio “Ensino de história – questões contemporâneas” apresenta-se como um espaço catalisador de investigações, onde os historiadores podem estabelecer trocas e atualizar informações acerca das pesquisas desenvolvidas em diferentes campos do saber. Neste sentido, reuniremos estudantes (de graduação e pós-graduação) e profissionais envolvidos em investigações de temários considerados fundamentais para o exercício da docência em História, tais como: aprendizagem histórica do professor, História da historiografia didática, relação História escolar-História acadêmica, saberes históricos docentes, competências e expectativas de aprendizagem, dispositivos legislativos e políticas públicas destinadas ao ensino de História, currículos, aprendizagem histórica de crianças, adolescentes e de adultos, conteúdos conceituais históricos e métodos de ensino.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 30 de junho.
Em breve divulgarei outras novidades do evento, mas vocês já podem apreciar algumas imagens da região.
Imagem do Padre Cícero Romão Batista. Santana do Cariri-CE. Foto Itamar Freitas (2010).
"Mateus" do Reisado e Escola de Artes Violeta Arraes Gervaiseau. Barbalha-CE. Foto: Itamar Freitas (2010).

Aspecto da Rodovia Moreilândia-PE/Crato-CE, na descida da Chapada do Araripe-CE. Foto: Itamar Freitas (2010).