quinta-feira, 8 de junho de 2000

Mais um número da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe

Detalhe do logotipo do IHGSE
Vem à público, e em boa hora, o trigésimo segundo número da Revista do IHGS. Circulando desde 1913, o mais antigo periódico do Estado rompe um jejum de oito anos (não foi o primeiro) que esperamos tenha sido o último. Felizmente, nesse período, contamos com o relançamento dos Cadernos de História (PDPH/UFS – 1995/97) e a instituição da Revista Tomo (NPPCS/UFS – 1998/99) que serviram como veículos para a produção historiográfica local.
A Revista do IHGS tem características próprias aos institutos históricos e está voltada para a divulgação das atividades cotidianas da instituição. Nos últimos anos, com a aproximação entre historiadores autodidatas e de formação universitária, a Revista tem se transformado, além de veículo “acadêmico”, numa instância reguladora do ofício do historiador profissional. Esse fato pode ser constatado pelo corpo de colaboradores (e também sócios) dos últimos números e desse, em particular. Coincidentemente ou não, os temas e preocupações desse novo grupo não destoam das prioridades eleitas pelos fundadores do instituto e 
vertidas para a Revista nas décadas de 1910 e 1920: a busca de fontes para  a história de Sergipe, a produção de biografias, e de monografias sobre municípios sergipanos.
A preocupação com as fontes está no texto de Beatriz Góis Dantas sobre a “História indígena do Nordeste”.  A sua intenção é apresentar um panorama de como o Nordeste está representado no Guia de fontes para a História do Nordeste e do Indigenismo em arquivos brasileiros (1994). As dimensões do acervo, tipos de suporte e as instituições mantenedoras são listadas e comparadas pela autora que também denuncia o descompasso entre o acervo organizado e a sua utilização (produção de trabalhos).
O trabalho de transcrição de manuscritos é efetivado por Lourival Santana e Luiz Mott. O primeiro reproduz o “Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Vila Nova Real de El Rei do rio São Francisco”, documento pertencente ao Arquivo Ultramarino de Lisboa. Esse “Compromisso”, solicitado por sergipanos em 1800 e confirmado pelo príncipe Dom João em 1806, expressa as regras de funcionamento da entidade e constitui importante informação sobre o catolicismo popular no período colonial. O segundo documento, divulgado por Luiz Mott, é uma denúncia ao Santo Ofício dos rigorosos castigos aplicados pelo Mestre de campo Garcia Dávila Pereira Aragão (1753-?) aos seus escravos. Diante do realismo das descrições não há o que comentar. É ler sobre as atrocidades e indignar-se.
Os textos biográficos mantiveram seu espaço tanto no corpo textual quanto nas “páginas de saudade”. Pedrinho dos Santos traça um perfil da literatura produzida por José Maria Moreira Guimarães, sócio do IHGS nos primeiros anos da instituição, um dos únicos a tematizar sobre a ciência histórica na Revista.  Das “Páginas de saudade” sabe-se da existência de pelo menos três obras, para mim inéditas: os trabalhos biográficos de Rosa Faria sobre Dom José Thomaz Gomes da Silva (1947) e Monsenhor Carlos Costa (1948) e a monografia que trata da história da transferência da capital e de Joaquim Inácio Barbosa, produzida pelo Padre Aurélio Vasconcelos. Bem próximo a esse tipo de produto está o “Depoimento sobre o poeta Passos Cabral” de autoria de José Amado Nascimento. É um tanto confuso quanto à disposição e aos objetivos do trabalho. A contextualização de Aracaju em 1933 pouco contribui para a compreensão do momento em que os dois se encontraram (Passos Cabral e José Amado Nascimento) e do improviso que resultou nos versos produzidos pelo poeta.
A historiografia sobre municípios também é contemplada na Revista. Há uma síntese produzida por Maria Thétis Nunes, sobre a trajetória da cidade de São Cristóvão (1590 e 1860) com ênfase na fundação, transferência, passagem dos holandeses e a sua importância como centro administrativo (civil, judiciário e eclesiástico) de Sergipe. Infelizmente, o período posterior à mudança da capital é ainda capítulo inédito na historiografia sergipana. O surgimento do povoado, freguesia e vila de Indiaroba são ligados por Luiz Fernando Ribeiro Soutelo às questões de limites meridionais de Sergipe com a Bahia. O trabalho de José Calazans trata da origem e desenvolvimento da cidade-palco do conhecidíssimo fenômeno de Canudos, mas também fornece indícios da experiência de sergipanos que para lá migraram no final do século XIX. Pistas que, apesar do badalado Centenário da Guerra (1997), foram quase ignoradas pelos que se propuseram a estudar a participação sergipana no episódio.
A experiência de sergipanos é também objeto destacado nos textos de Ricardo Teles de Araújo que traça o perfil (nascimento, naturalidade, profissão, etc.) de 488 moradores de Sergipe dos séculos XVI e XVII. Por outro lado, Arivaldo Fontes voltou-se para os “Sergipanos no magistério carioca”. Sobre o trabalho faço uma importante ressalva: não foi bem a escassez de terras que provocou a migração dos sergipanos para regiões da Bahia, Amazônia e Sudeste mas, entre vários motivos, a mentalidade conservadora das elites locais, a péssima distribuição dos recursos, e má utilização das terras existentes desde o final do século XIX. No entanto, essa observação não desmerece a relevância do trabalho como subsídio para a história social e intelectual do Estado. O autor relaciona perto de 50 sergipanos (nomes, obras e cargos) que atuaram no magistério no Rio de Janeiro entre os finais dos séculos XIX e XX.
Junto a esses últimos textos, devo citar os que podem ser considerados trabalhos de alargamento das fronteiras (se não metodológicas, pelo menos temáticas) da historiografia local. No grupo, além do já citado texto de Beatriz Góis Dantas, devem ser incluídos os textos de Maria da Glória Santana, Lindvaldo Sousa e Francisco José Alves. Maria da Glória convida os novos pesquisadores a produzirem uma nova interpretação sobre a relação igreja católica-desfavorecidos (índios e escravos). É uma nova análise sob o ponto de vista da não-elite “do poder, da fortuna e da cultura” que deve ser empreendida. Em “A manutenção da ordem e as relações de poder”, Lindvaldo Souza demonstra a ineficiência do poder Judiciário e da Polícia para controlar as ações de banditismo e a violência que atingia a população das fronteiras e do agreste de Itabaiana entre 1889 e 1930. Por fim, em “O missionário, o bandeirante e o sesmeiro”, o professor Francisco Alves informa sobre os roteiros e interesses dos primeiros exploradores do baixo São Francisco. O artigo amplia uma fronteira temática que promete muitos resultados para os próximos anos, posto que vai ao encontro dos projetos do Grupo de Estudos de História do Nordeste, do Centro de Documentação e Pesquisa sobre o baixo São Francisco e dos estudos sobre a pré-história, centralizados no Museu Arqueológico de Xingó.
Vê-se então, pela variedade de temas, problemas e perspectivas apresentadas nesse número,  que a Revista do IHGS ocupa relevante papel para a divulgação e refinamento das práticas historiadoras em Sergipe. E essa interação entre “acadêmicos” e “universitários” deveria ser aprofundada ainda mais em projetos de pesquisa promovidos pelo próprio Instituto. Fica ainda a importante constatação de que, apesar de todas as modificações impostas pela indústria da informação e da ineficiência das elites dirigentes desse Estado, o IHGS mantém firme o compromisso de valorizar “os traços característicos de nossa formação histórico-cultural... e reafirmar a diversidade regional diante dos desafios do processo de globalização”. A “identidade” é ainda o grande “problema” do historiador.

Para citar este texto:
FREITAS, Itamar. Mais um número da Revista do IHGS. Jornal da Cidade, Aracaju, 08 jun. 2000.                                                                                                

quinta-feira, 1 de junho de 2000

Catálogo do acervo documental Museu da Casa de Cultura João Ribeiro

Fachada da Casa de Cultura João Ribeiro.
Laranjeiras-SE. Foto: GEMPS.
Sobre a confecção e uso do catálogo
Este catálogo da documentação do historiador João Ribeiro, preservada pelo Museu que leva o seu nome, está organizado a partir de coleções e séries constituídas segundo a natureza e a quantidade da documentação. Temos então do verbete 001 a 071 documentação manuscrita: cartas, cartões, bilhetes, anotações e diversos; do nº 072 ao 154 documentação impressa: recortes de jornal e revista, partitura; do nº 155 ao 160 documentação mista: diplomas; o nº 161 como documento cartográfico e do nº 162 ao 196 documentação iconográfica: fotografias.
Os verbetes estão dispostos em ordem cronológica dentro de suas respectivas séries; os que indicam documentos não datados estão ordenados imediatamente ao final dessas. A composição dos verbetes foi inspirada em outros trabalhos do gênero (indicados em bibliografia anexa) e adaptada à realidade da Casa João Ribeiro.
Para a documentação manuscrita a ordem dos elementos nos verbetes é a seguinte:
1. Número do verbete / tipo de documento / emissor / receptor / local /data;
2. Resumo do conteúdo;
3. Número de folhas / dimensões / forma da escrita / informações sobre autógrafos / estado de conservação / timbres / marcas d’água;
4. Observações - carimbos/inscrições em mão alheia, etc.
5. Número de tombamento / número do documento na coleção.
Para a documentação impressa;
1. Número do verbete / referência bibliográfica
2. Resumo do conteúdo
3. Número de tombamento / número do documento na série-coleção
Para a documentação mista;
1. Número do verbete /tipo de documento /local e data de emissão.
2. Receptor / emissor
3. Dimensões / autógrafos / estado de conservação.
4. Número de tombamento / número do documento na coleção.
Para a documentação iconográfica;
1. Número do verbete / título
2. Dimensões
3. Descrição da fotografia; identificação dos retratados
4. Fotógrafo / local / data
5. Observações - Estado de conservação / dedicatórias, autógrafos, etc.
6. Número de tombamento / número do documento na coleção.
Esclarecemos também que nem sempre todos esses elementos estão presentes nos verbetes como o caso, por exemplo, do ítem “4” da documentação iconográfica; foi raro encontrarmos os nomes dos fotógrafos e/ou laboratórios, assim como local e data de revelação. Na ausência de comentários sobre o estado de conservação deve-se concluir que o documento encontra-se em boas condições; quando as dimensões não forem precedidas do número de folhas, deve-se entender que o documento possui apenas uma. Outras ausências também são notadas devido à impossibilidade de coletar-se a informação: nome de remetente, de cidade, datas; por razões estéticas não preenchemos esses vazios com interrogações. Somente as usamos para indicar que determinada informação merece ser comprovada.
O acesso à documentação é facultada ao pesquisador, mediante solicitação do número do verbete ou do número do documento dentro da sua coleção.
Nos resumos mantivemos a grafia original dos nomes próprios, de instituições e títulos em língua estrangeira. Utilizamos e estendemos às outras partes do trabalho às Normas Técnicas para a transição e edição de documentos manuscritos aprovados em congresso específico - São Paulo, 1990 - cuja referência encontra-se ao final do Catálogo.

DOCUMENTAÇÃO ESCRITA
Cartas
001-Carta de Göram Björkman. L’Institut Nobel de L’Académie Suédoise. Estocolmo 27 de novembro de 1910.
Agradece apoio recebido quando da sua candidatura à ABL.
2 fls. (11,5 x 18,2 cm) Escrito à mão, timbre do autor. Dobraduras ao centro.
Obs.: Apresenta carimbo do SPDC.
Tomb. 94/0361 Doc.: 001
002-Carta de Leilá Leonardos para João Ribeiro. 15 de
novembro de 1922.
Fala de suas experiências como escritora de contos infantis e agradece os comentários elogiosos feitos ao seu trabalho por João Ribeiro no Imparcial.
2 fls. (fr.v.) (16,5 x 18,1 cm). Escrito à mão, autografado. Dobraduras ao centro. Marcas de clipes. Traz impresso no canto sup. esq. da primeira folha o logotipo “LEILA”.
Obs.: Inscrição (m.a.) “Pertence a Betty” fl. 2. v.).
Tomb. 94/0362 Doc.: 002
003-Carta de Fidelino de Figueiredo para João Ribeiro. Lisboa, 2 de dezembro de 1923.
Agradece o recebimento de um exemplar de Notas de um
ajudante [?] e informa das dificuldades em reunir as “[ileg.] brasileiras”, em publicação única.
2 fls. (13 x 17 cm) escrito à mão, pautado. Dobraduras com rasgos ao centro e bordas. Apresenta perfurações.
Tomb. 94/0363 Doc.: 003
004-Carta de Moreira Guimarães para João Ribeiro. Rio de Janeiro, 26 de abril de 1926.
Solicita sua intervenção para que Lauro [?] Hércules da Silveira, filho do Dez. Evangelino José de Faro, consiga um emprego na Casa Alves ou na Casa Garnier.
2 fls. (12,7 x 20,1 cm) Escrito à mão. Autografado. Dobraduras ao centro. Leva o timbre do Departamento da Guerra 3ª Divisão.
Tomb. 94/0364 Doc.: 004
005-Carta de Lillian Elliot para João Ribeiro. Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 1927.
Convida-o a escrever um artigo sobre folclore para um número especial do Times no Brasil. Informa as dimensões do artigo, a forma do artigo, a forma de pagamento e declara-se admiradora da obra de João Ribeiro há muitos anos.
(14,3 x 19 cm). Datilografado e autografado. Leva o timbre “The Times/1785”.
Tomb. 94/0365 Doc.: 005
006-Carta de Lillian Elliot para João Ribeiro. Rio de Janeiro, 3 de março, 1927.
Pede que escreva um artigo de até 1000 palavras abordando as origens da língua brasileira.
(14,5 x 18,6 cm) (fr.v.). Datilografado. Leva o timbre “The Times/1785”. [Londres].
Obs: Carimbo (v.) do S.P.D.C.
Tomb. 94/0366 Doc.: 006
007-Carta de Jacques Raimundo [?] para João Ribeiro. Rio de Janeiro, 10 de outubro, 1927.
Informa sobre a fundação do Instituto Brasileiro de Filologia, seu programa, diretoria e sobre os cursos que oferece. Comenta a respeito do plano de reedições e da revista do Instituto, prestes a ser lançada, para a qual solicita artigo. Pede ainda que publique no Dia Sim [?] nota sobre a fundação da entidade e oferece-lhe o título de sócio honorário.
2 fls. (21,7 x 33,1 cm) Escrito à mão, autografado.
Leva impresso no alto da fl. 1 “Instituto Brasileiro de Filosofia / Rio de Janeiro - Brasil”.
Tomb. 94/0367 Doc.: 007
008-Carta de Moreira Guimarães para João Ribeiro. Rio de Janeiro, 2 de novembro de 1927.
Elogia o desempenho de João Ribeiro como historiador e pensador, demonstrando estranheza por seu ceticismo quanto à filosofia no Brasil.
2 fls. (15,2 x 22,7 cm) Escrito à mão e autografado. Apresenta dobraduras ao centro.
Obs.: Faltam as Fls. nº 2 e 3.
Tomb. 94/0368 Doc.: 008
009-Carta de Belmiro Braga. Juiz de Fora, 14 de dezembro de 1927.
Informa que é autor de 5 livros de poesia com edições esgotadas apesar dos insucessos da literatura em versos. Fala das propostas financeiras dos Teixeiras - Irmãos (eds.) e de outras experiências de sua vida pessoal.
2 fls. (13 x 18,5 cm) Escrito à mão, autografado. Dobraduras ao centro com rasgos. Marcas de oxidação. Logomarca “BB” em tinta azul das iniciais “BB” no canto sup. esq. Perfurações e pedaços de fita adesiva.
Tomb. 94/0369 Doc.: 009
010-Carta de Lindolfo Gomes para João Ribeiro. Juiz de Fora, 12 de janeiro, 1928.
Agradece pelos artigos publicados no Jornal do Brasil e Estado de São Paulo, comentando o seu livro Nihil Novi[?] e faz elogios à obra Curiosidades verbais (de J. R).
(21,2 x 27,2 cm) (fr. v.) Escrito à mão. Apresenta corrosões por tinta, rasgos, perfurações e marcas de fita adesiva.
Tomb. 94/0370 Doc.: 010
011-Carta de Fernando Ortiz para João Ribeiro. Havana, 26 de março de 1928.
Informa ter recebido “O Folklore”, artigo de J. R. publicado em o Estado de São Paulo que fora dedicado à sua pessoa e solicita cópia dos comentários feitos ao Glossário de Afronegrismos publicado na Revista da Academia Brasileira de Letras. Pede o envio de artigos que enfoquem o folclore cubano e outros temas, para posterior reprodução nos Archivos del Folklore Cubano.
2 fls. (21,5 x 27,9 cm) Datilografado e rubricado. Escrito em espanhol. Apresenta dobraduras em cruz, perfurações e rasgos, bordas corroídas, marcas de umidade e oxidação. Leva impressos na primeira fl. o nome do autor, os endereços e telefones, residencial e de trabalho.
Tomb. 94/0371 Doc.: 011
012-Carta de D. Amaro Von [?] Emelen para João Ribeiro. São Paulo, 1 de abril de 1928.
Em resposta à correspondência de J. R., informa que tomará todas as providências relativas à presença deste, nos exames de admissão do Ginásio de São Bento.
(21,6 x 28,2 cm). Escrito à mão. Dobraduras em cruz com rasgos. Colagem com fita adesiva. impresso em preto no canto sup. esq.: “Gymnásio de São Bento / Caixa 118 / São Paulo / Reitoria” Obs.: Escrito (v.) (m.a.) “Pertence a Betty”.
Tomb. 94/0372 Doc.: 012
013 - Carta de Argen [?] Guimarães para João Ribeiro. Copenhague, 20 de janeiro, 1931.
Agradece comentários feitos por João Ribeiro ao seu livro sobre Bolivar, no Jornal do Brasil.
(20,4 x 25,5 cm). Escrito à mão e autografado. Apresenta dobradura em cruz, com rasgos. Marca d’agua “Ministério das Relações Exteriores”.
Obs.: Carimbo (v) do S.P.D.C.
Tomb. 94/0373 Doc.: 013
014-Carta de Artur Ramos para João Ribeiro. Rio de Janeiro, 10 de agosto de 1931.
Informa de um epigrama que fez inspirado em João Ribeiro e das agradáveis lembranças que teve ao ler Floresta de Exemplos.
2 fls. (13,5 x 17,9 cm). Escrito à mão. Leva as iniciais “RJ” em alto relevo no canto sup. esq.
Tomb. 94/0374 Doc.: 014
015-Carta de Tristão da Cunha [?] para João Ribeiro. Rio de Janeiro, 25 de agosto de 1931.
Comunica da leitura que fez de Floresta de Exemplos e das lembranças que teve de outra obra lida em sua infância - São Bohamundo [?].
2 fls. (12,8 x 16,5 cm). Escrito à mão, autografado. Dobradura no centro, bordas contornadas em preto (fl. 1). Leva impresso o endereço “Avenida Atlântica, 268, Rio de Janeiro”.
Tomb. 94/0375 Doc.: 015
016-Carta de Artur Ramos para João Ribeiro. 22 de janeiro, de 1932.
Informa ter sido estimulado por artigo de J. R. a traduzir composições em versos e apresenta a tradução de Heidenroesleih [?], três setilhas de Goeth. 2 fls. (13,5 x 17,9 cm). Escrito à mão e autografado escrito à mão. Dobraduras ao centro. Leva marca “RJ” em autorelevo no canto sup. esq. (fl.1).
Tomb. 94/0376 Doc.: 016
017 - Carta de Maurício de Medeiros para João Ribeiro. Rio de Janeiro, 7 de agosto de 1932.
Agradece os comentários feitos à sua obra Rússia e comunica a manutenção de sua candidatura à ABL apesar da presença de um Ministro entre os concorrentes. Crê num julgamento literário, e não político, durante o pleito e solicita o voto de J. R.
(21,3 x 28,3 cm). Datilografado e autografado. Dobraduras em cruz com rasgos. Apresenta várias perfurações. Fita adesiva (v).
Obs.: Escrito (v.) (m.a.) “Pertence a Betty”.
Tomb. 94/0377 Doc.: 017
018-Carta de Moreira Guimarães para João Ribeiro. Rio de Janeiro, 18 de março de 1933.
Faz a entrega de exemplares da Revista da Sociedade de Geografia e do Clube Militar.
2 fls. (17,3 x 23,2 cm) Escrito à mão. Dobraduras no centro e bordas; “Timbre da Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro”.
Obs.: Carimbo do S.P.D.C.
Tomb. 94/0378 Doc.: 018
019-Carta de Rodolfo Garcia [?] para João Ribeiro. Rio de Janeiro, 2 de abril 1934.
Informa a sua candidatura à ABL na vaga deixada por Rocha Pombo, e solicita apoio de J. R.
2 fls. (16,3 x 20 cm). Escrito à mão;
Obs.: Fl. 1 (v.) e fl. 2 (br.). Apresenta carimbo do S.P.D.C.
Tomb. 94/0379 Doc.: 019
020-Carta de Paulo Prado. Rio de Janeiro, 26 de agosto [19_ ].
Afirma que viajará à Europa, e desculpa-se por não despedir-se pessoalmente. Informa o seu endereço durante a estadia em Paris.
2 fls. (12,8 x 20,1 cm). Escrito à mão, autografado. Dobraduras ao centro. Bordas corroídas e com rasgos. Apresenta marcas de fita adesiva, de clips oxidados e manchas por umidade. Traz impresso no canto sup. esq. (fl. 1) o timbre com inscrições: “Palace Hotel/endereço telegráfico ‘Palácio’/telephone ‘Central 1963’
Tomb. 94/0380 Doc.: 020
021-Carta de Paulo Prado para João Ribeiro. Rio de Janeiro, 12 de dezembro de [19_ ].
Informa que enviou um exemplar de Retratos do Brasil e pede confirmação do seu recebimento.
2 fls. (13,6 x 18,3 cm). Escrito à mão, autografado. Bordas corroídas, algumas rasuras e dobraduras ao centro. Leva impressos o timbre, endereço e telefone, do Copacabana Pálace.
Tomb. 94/0381 Doc.: 021
Cartões
022-Cartão de Rodolfo Brasil para João Ribeiro. Rio de Janeiro, 21 de janeiro de 1906.
Agradece empréstimo de livro.
(6,9 x 10,7 cm). Escrito à mão, autografado. Manchas por umidade. Leva impresso em azul “Coronel Rodolfo Brazil”.
Tomb. 94/0382 Doc.: 022
023-Cartão (Postal) de Alberto Farias para João Ribeiro. Campinas, 6 de setembro, 1909.
Acusa o recebimento de cartão de João Ribeiro e reclama do não recebimento de correspondência anterior enviada pelo mesmo. Relata ainda os comentários elogiosos que fez Silvio Romero a um seu artigo.
(13,9 x 9,1 cm). Escrito à mão, autografado. Perfurações Rasuras (v.). Impresso (v.) “Union Postale Universalle, Estados Unidos do Brasil”. A frente do postal traz uma reprodução fotográfica colorida da Cidade de “Campinas”. Rua Barão de Jaguará”. (Casa Genoud - editora).
Tomb. 94/0392 Doc.: 023
024-Cartão de Aníbal Amorim para João Ribeiro. Rio de Janeiro 14 de abril de 1918.
Agradece comentários de João Ribeiro no Imperial a respeito do livro Viagens pelo Brasil.
(6,1 x 10,1 cm) Escrito à mão. Bordas corroídas com margens de 8mm (larg.) marcadas em preto.
Obs.: Traz impresso em azul: “Capitão Annibal Amorim/Engenheiro”.
Tomb. 94/0383 Doc.: 024
025-Cartão de Amadeu Amaral para João Ribeiro. São Paulo, junho de 1920.
Solicita autorização para incluir o nome de João Ribeiro entre os colaboradores.
(11 x 7 cm). Escrito à mão, com o nome do autor impresso.
Obs.: No verso do cartão vem escrito a lápis: “As glórias que vêm tarde já vêm frias Lgn [?] XIII, de [ileg.] de Marília de Dirceu”.
Tomb. 94/ 0384 Doc.: 025
026-Cartão de Tasso Fragoso para João Ribeiro. 24 de junho de 1926.
Cumprimentos pelo aniversário natalício de J. R.
(8,9 x 15,8 cm). Escrito à mão. timbre do “Estado Maior do Exército-Gabinete do Chefe”.
Tomb. 94/0385 Doc. 025
027-Cartão de Lindolfo Gomes para João Ribeiro. Juiz de Fora, 25 de janeiro de 1927.
Apresenta documento em anexo com apreciações sobre Curiosidades Verbais de João Ribeiro.
(11,2 x 7,6 cm) (fr. v.). Escrito à mão, tendo impressos o nome do autor “prof. Lindolfo Gomes” e o endereço “rua Floriano Peixoto, 823”.
Obs.: O anexo citado nessa correspondência não foi encontrado.
Tomb. 94/0386 Doc.: 027
028-Cartão de Aníbal Amorim para João Ribeiro. Rio de Janeiro, 1 de junho, 1927.
Agradece comentários elogiosos feitos a sua pessoa e obra no Jornal do Brasil de 01 06 1927.
(10,6 x 7,8 cm) (f.v.). Escrito à mão. Apresenta perfurações, dobraduras e marcas de fita adesiva. Leva impresso “Coronel Annibal Amorim/Engenheiro”.
Tomb. 94/0387 Doc.: 028
029-Cartão de Costa Rego Júnior para João Ribeiro. Recife 20 de agosto, 1927.
Pergunta se recebeu um livro que lhe foi enviado em setembro de 1917 [?].
(10 x 5,9 cm) Escrito à mão. Apresenta corrosões nas bordas. Marcas de fita adesiva e oxidação. Leva impresso “Evocações e Panoramas / Edição da Revista - Heliópolis / Costa Rego Junior / 2 - Rua 1º de março - 2”.
Tomb. 94/0388 Doc.: 029
030-Cartão de Fernando de Azevedo para João Ribeiro. Rio de Janeiro, 23 de outubro, 1927.
Agradece comentários de apoio ao projeto de reforma do ensino primário e técnico.
(10,8 x 7 cm) (f.v.). Escrito à mão, autografado. Leva impresso em azul, “Fernando Azevedo/Director Geral de Instrução Pública/Rio de Janeiro”. Marcas de oxidação e fita adesiva.
Tomb. 94/0389 Doc.: 030
031-Cartão (natalino) de João Paulo Cruz para João Ribeiro. Dez. 1 de 1930.
Apresenta os votos de boas festas e agradece os comentários em jornal, feito por João Ribeiro as suas obras.
(14,9 x 10,5 cm). Escrito à mão e autografado. Apresenta gravura de S. Francisco [?]; (p.&b.) Bordas corroídas. Impressão (v.) em latim (relativa à gravura).
Tomb. 94/0393 Doc.: 031
032-Cartão de J. Marinho para João Ribeiro. Rio de Janeiro, 31 de julho, 1931.
Agradece comentários feitos [a sua obra] por João Ribeiro e informa sobre notas elogiosas a este, publicadas na Ocasião Perdida.
(13,2 x 8,4 cm) (f.v.). Escrito à mão. Autografado. Leva impresso no canto sup. esq. “J. Marinho/Professor na Faculdade de Medicina/Rua Quitanda, 5 - Rio”. Borda direita corroída. Marcas de fita adesiva e de oxidação (v.).
Tomb. 94/0390 Doc.: 032
033-Cartão de Virgílio Maurício para João Ribeiro. (s.d.).
Solicita que leia seu comentário sobre a Colméia publicado em A Tribuna.
(10,6 x 6,8 cm). Escrito à mão, autografado. Perfurações. Dobradura ao centro (vert.). Rasuras à tinta por supressão. Leva impresso no centro do cartão “Jorge de Lima”.
Tomb. 94/0391 Doc.: 033
Bilhetes
034-Bilhete de Escragnole Dória para João Ribeiro. Rio de Janeiro, 30 de abril 1913.
Autoriza-o a transcrever para o Almanaque Garnier, parte de um seu artigo sobre Joaquim Caetano.
2 fls. (15,6 x 9,9 cm) (fr. v. 1). Escrito à mão e autografado. Dobraduras ao centro. Perfurações. Marcas de oxidação e de fita adesiva.
Tomb. 94/0394 Doc.: 034
035-Bilhete de Prado Kelly [?] para João Ribeiro. 5 de setembro 1919.
Agradece comentários sobre seu livro, feitos por J. R. no Imparcial.
(20,1 x 12,5 cm). Escrito à mão, autografado. Pautado. Dobras ao centro. Perfurações.
Obs.: apresenta carimbo (v.) do S.P.D.C.
Tomb. 94/0395 Doc.: 035
036-Bilhete de Raul Margarido para João Ribeiro. São Paulo [19_ ].
Solicita esclarecimentos a respeito da grafia do adjetivo de “nephrose”.
(12,9 x 8,9 cm). Escrito à mão, autogravado. Dobraduras. Perfurações. Corrosão por tinta. Impresso em azul no canto sup. esq. “Dr. Raul Margarido”.
Tomb. 94/0396 Doc.: 036
Anotações
037-Anotações para aula. De João Ribeiro.
Aborda aspectos do folclore infantil e transcreve alguns versos da cantiga “Belém”, em alemão e em portugues.
2 fls. (12,8 x 12,7 cm). Escrito à mão. Rasuras por supressão. Perfurações. Bordas muito corroídas. Dobraduras nas bordas inferiores.
Obs.: Caligrafia difícil compreensão.
Tomb. 94/0404 Doc.: 037
038-Caderneta de anotações (I), de João Ribeiro.
Descreve pontos para uma palestra onde aborda (entre outros assuntos relacionados ao tema) a dinamicidade do folclore em diferentes regiões do Brasil. Tece comentários a respeito de provérbios gregos, latinos, modernos e sobre as origens dos provérbios.
10 fls. (10,3 x 13,9 cm) p. 1, 2, 3, 5, 7, (fr.v.) 4 e 9 (br) 8 (fr) 10 (v.). Escrito à mão. Perfurações. Bordas corroídas. Dobraduras. P. 9 e 10 com rasgos ao centro (horiz. 50%) Folhas avulsas presas por broche de bronze.
Tomb. 94/0405 Doc.: 038
039-Caderneta de anotações (II), de João Ribeiro.
Paginada em forma de dicionário contém verbetes de temas diversos inclusive de folclore, com referências bibliográficas e algumas anotações para aula. 16 fls. (10,7 x 16,5 cm) Escrito à mão, tintas vermelha e preta e a grafite. Encapado, papel quadriculado. Algumas perfurações e manchas de origens diversas.
Tomb. 94/406 Doc.: 039
040-Caderneta de anotações (III), de João Ribeiro.
Contém rascunhos de curso (ou publicação) sobre teoria do folclore infantil com idéias suas e explicações de diferentes autores. Relaciona, em forma de verbetes, algumas brincadeiras e jogos infantis com referências bibliográficas.
22 fls. (13,0 x 12,8 cm). Escrito à mão. Perfurações. Dobraduras e rasgos nas bordas. Várias manchas por tinta preta. fls. 1-6, 8-9, 20-22 (v.) e fls. 11-17 e 19. (br).
Obs.: na Fl 20 (v) há uma gravura à tinta (face/perfil de mulher) com um pequeno poema ao lado.
Tomb. 94/0407 Doc.: 040
041-Texto para artigo [?] De João Ribeiro.
Faz comentários sobre a destruição de oficinas da imprensa no início da revolução de 1930 [?] e a respeito do conservadorismo do Jornal do Brasil, antes sob a direção de Aníbal Freire e depois do citado evento com Brício Filho.
(11,2 x 16,2 cm). Escrito à mão. Rasuras por tinta. Perfurações, rasgos. Dobraduras ao centro e bordas.
Tomb. 94/0408 Doc.: 041
042-Rascunho do [artigo] “Alhos e bugalhos doutores”de “João Ribeiro”.
Tece críticas irônicas a um certo “dr. Nobilino” apontando equívocos (de análise filológica) cometidos pelo mesmo. (ver ainda os nºs 43-48 ... onde J. R. continua a crítica citando alguns vocábulos e relacionando-os as suas respectivas origens, significados).
(11,7 x 18,5) Escrito à mão. Manchas por cola. Dobradura ao centro (horiz.). Perfurações. Rasuras por supressão e acréscimo.
Obs.: O doc. está colado a outro papel (15 x 20,3 cm aprox); este por sua vez está pregado a 1 (fl. br.) (32,5 x 22,7 cm).
Tomb. 94/0409 Doc.: 042
043-Rascunhos do [artigo] “Alhos e bugalhos doutores”, de João Ribeiro. Continuação do nº 42.
Comenta os significados da palavra “guarir”.
(10,8 x 15,5 cm aprox.). Escrito à mão. Dobraduras na borda inferior. Manchas por cola. Perfurações. Rasuras de supressão à tinta e de separação à lápis. Bordas esq. e sup. irregulares (cortadas à tesoura).
Obs.: o doc. está colado a outro papel (13,8 x 19,9 cm) por onde se extendem as anotações. Este por sua vez pregado à (fl. br.) (32,2 x 22,3 cm).
Tomb. 94/0409 Doc.: 043
044-Rascunhos do [artigo] “Alhos e bugalhos doutores” de João Ribeiro. Continuação do nº 42.
Tece comentários a respeito da locução “de pram”.
(10,8 x 15,4 cm) Escrito à mão. Marcas de dobraduras ao centro (horiz.). Perfurações. Rasuras por supressão e acréscimo.
Obs.: o doc. está colado a outro papel (15,5 x 19 cm) por onde se extendem as anotações; este por sua vez, pregado à (fl. br.) (32,2 x 22,3 cm).
Tomb. 94/0409 Doc.: 044
045-Rascunhos do artigo “Alhos e bugalhos doutores” de João Ribeiro. Continuação do nº 42.
Faz comentários sobre a palavra “guarecer”, exemplifica com versos e fornece referência bibliográfica.
(11,1 x 14,6 cm). Escrito à mão. Rasuras a tinta, de supressão e acréscimo. Manchas por cola. Perfurações.
Obs.: O doc. original está colado a outro papel (14,7 x 20,3 cm) por onde se extendem as anotações. Este, pregado à (fl. br.) (32,2 x 22,3 cm).
Tomb. 94/0409 Doc.: 045
046-Rascunhos do [artigo] “Alhos e bugalhos doutores” de João Ribeiro. Continuação do nº 42.
(11,1 x 15,2 cm) Escrito à mão. Dobradura (horiz.) na parte superior. Rasgadura na borda inferior. Manchas por cola. Rasuras de supressão e acréscimo. Perfurações.
Obs.: O doc. está colado a outro papel (15 x 19,5 cm aprox.) por onde se extendem as anotações; este vem pregado a uma (fl. br.) (32,5 x 22,7 cm).
Tomb. 94/0409 Doc.: 046
047-Rascunhos do [artigo] “Alhos e bugalhos doutores” de João Ribeiro. Continuação do nº 42.
(11,7 x 16,5 cm) Escrito à mão. Manchas por cola. Rasuras por supressão e acréscimo. Perfurações.
Obs.: O doc. está colado a outro papel (15,7 x 20,5 cm) por onde se estendem as anotações; este, por sua vez, colado à folha em branco (32,5 x 22,7 cm).
Tomb. 94/0409 Doc.: 047
048-Rascunhos do [artigo] “Alhos e bugalhos doutores” de João Ribeiro. Continuação do nº 42.
(11 x 14,2 cm aprox.). Escrito à mão. Bordas corroídas e irregulares (cortadas à tesoura). Mancha vermelha no canto sup. esq. Rasuras por supressão e acréscimo. Perfurações. Marca de dobradura (diag.).
Obs.: O doc. está colado a outro papel (14,2 x 19,5 cm aprox.) por onde se extendem as anotações; este por sua vez está pregado à uma (folha em branco) (32,5 x 22,7 cm)
Tomb. 94/0409 Doc.: 048
049-Rascunhos sobre gramática (I), de João Ribeiro.
Faz comentários sobre flexão de verbos e apresenta conclusão.
(8,5 x 24,3 cm) Escrito à mão. Dobradura ao centro (horiz.). Borda inferior com rasgaduras e dobras.
Tomb. 94/0410 Doc.: 049
050 - Rascunhos sobre gramática (II), de João Ribeiro.
Faz comentários a respeito de “Brazileirismos”.
(11,8 x 21 cm) Escrito à mão. Perfurações. Dobraduras ao centro (horiz.) com rasgos (50%). Rasgaduras e dobras nas bordas. Borda inferior corroída (100%).
Tomb. 94/0411 Doc.: 050
051-Rascunhos sobre gramática (III), de João Ribeiro.
Faz comentários relacionados as letras “R” e “L” sob o título de “Prolação”.
(11,7 x 27,7 cm) Escrito à mão. Rasuras por supressão. Dobraduras (4) (horiz.). Perfurações. Bordas dobradas, pequenos rasgos. Manchas nas dobraduras.
Tomb. 94/0412 Doc.: 051
052-Rascunhos sobre gramática (IV), de João Ribeiro.
Relaciona palavras sob o título “Falta”.
(9,8 x 16,5 cm). Escrito à mão. Dobraduras ao centro (horiz/diag.). Perfurações. Rasgaduras no canto sup. esq..
Obs.: Inscrição (m.a). (v.) 2 linhas.
Tomb. 94/0413 Doc.: 052
053-Rascunhos sobre gramática (V), de João Ribeiro.
Faz comentários referentes à conjugação dos verbos “avir-se e haver-se”.
(11 x 16,3 cm) Escrito à mão. Rasgaduras ao centro (100%). Rasgos e dobraduras, corrosões nas bordas.
Tomb. 94/0414 Doc.: 053
054-Rascunhos sobre gramática (VI), de João Ribeiro.
Faz comentários a respeito do verbete “endereçar” e faz referência bibliográfica.
(13,5 x 10,5 cm) Escrito à mão. Dobraduras ao centro (vert.) e bordas. Rasgaduras e corrosões (peq.) nas bordas. Perfurações. Manchas por umidade. Rasuras por acréscimo.
Tomb. 94/0415 Doc.: 054
055-Rascunhos sobre gramática (VII), de João Ribeiro.
Relaciona alguns verbetes e faz comentários sobre a formação desses.
(11 x 16,6 cm). Escrito à mão. Dobradura ao centro (horiz.) e bordas. Perfurações nas bordas. Manchas diversas. “Rasuras por supressão”.
Obs.: Traz (v.) gravura à tinta que se assemelham às duas máscaras tradicionais do teatro.
Tomb. 94/0416 Doc.: 055
056-Anotações div. (I). De João Ribeiro.
Apresenta relação de “assumptos” (expressões populares, entre outras), alguns verbetes com seus significados e respectivas referências bibliográficas.
(7,7 x 19,6 cm). Escrito à mão Rasuras por supressão. Dobraduras (horiz.) ao centro e borda inferior. Perfurações. Pequena mancha por tinta na borda esq. (fr.).
Tomb. 94/0423 Doc.: 056
057-Anotações div. (II). De João Ribeiro.
Cita o verbete “Numeros” e faz comentários utilizando “Murray” Grimm, Fr. Kluge e João Ribeiro” (6 linhas).
(15,9 x 23,2 cm). Escrito à mão Rasgaduras nas bordas. Dobraduras (2) ao centro (horiz.). Marca d’água “Select Bond”.
Tomb. 94/0424 Doc.: 057
058-Anotações div. (III). De João Ribeiro.
Faz comentários sobre o verbete “Monção” citando “P. A PintoVoc. e frases”. (6 linhas).
(15,9 x 23,2 cm). Escrito à mão. Grande perfuração ao centro (5 mm). Dobraduras ao centro (horiz.) Pequenos rasgos na borda inferior direita. Marca d’água “Select Bond”.
Tomb. 94/0425 Doc.: 058
059-Anotações div. (IV). De João Ribeiro.
Relaciona verbetes (iniciados com as letras - t, u e v) as suas referências bibliográficas correspondentes.
3 fls. (8,3 x 12,5 cm), fls. 1, 2 (fr.v.). Escrito à mão. Uso de tintas vermelha, preta e grafite. Rasuras por acréscimo e supressão. Ausências das bordas superiores e inferiores esq. Dobras, rasgaduras e corrosões nas bordas. Manchas variadas.
Tomb. 94/0426 Doc.: 059
060-Anotações div. (V). De João Ribeiro.
Cita as palavras “Tabu e Totem” e fornece referência bibliográfica que contém suas definições.
(16,9 x 23,2 cm). Escrito à mão. Manchas diversas. Rasura por supressão. Dobradura ao centro (horiz. c/ rasgo 20%). Perfurações. Bordas dobradas e com rasgos (peq.). Marca d’água “Select Bond”.
Tomb. 94/0427 Doc.: 060
061-Anotações div. (VI). De João Ribeiro.
Trata-se do final de um comentário à respeito de publicações filológicas. [?]
(22 x 28 cm). Escrito à mão. Dobradura em cruz. Marcas de dobraduras (horiz.). Rasura por cola e tinta (supressão). Corrosão (com rasgos) por tinta. Bordas com dobraduras e corrosões (peq.). Manchas por tinta. Marca d’agua “Original Schleichen & Schull [ileg.]”
Tomb. 94/ 0428 Doc.: 061
062-Anotações div. (VII). de João Ribeiro
Faz-se referências à canção “Frai Filipe”, introduzida no folclore brasileiro após a migração italiana, fazendo comparações à “Frere Jacques”, canção francesa popularizada no Brasil. Transcreve “Frai Filipe”, informando que foi colhida por Alexina de Magalhães em Minas Gerais e dá detalhes de como a canção é executada nesse local.
(15,7 x 22,6 cm) (fr. v.). Escrito à mão e autografado. Rasuras por supressão. Marcas de dobraduras (horiz/diag). Grandes rasgos (horiz 150%) próximos as bordas.
obs.: 1 - escrito a grafite (m. a.): “Preciosa relíquia este autógrafo do mestre dos mestres - João Ribeiro - Pertence a Glorita Bentis da Cunha”;
2- O documento esta preso (pela borda esq/vert). À última folha de guarda do livro 9 Mil dias com João Ribeiro, de Joaquim Ribeiro editado pela Record (s. d). A obra pertence ao acervo da Casa João Ribeiro e está registrado sob o nº de Tomb. 94/0086.
Tomb.: 94/0435 Doc.: 062
Diversos
063-Autorização. De João Ribeiro. 20 de dezembro. [19_ ]
Autoriza a edição do seu livro Colméia, informa sob as condições de pagamento dos direitos autorais e pede o envio de 50 exemplares do mesmo assim que a edição estiver pronta.
(11 x 15,3 cm). Escrito à mão. Autografado. Dobraduras nas bordas. Manchas por cola escura e umidade. Bordas irregulares (cortadas à tesoura). Perfurações.
Obs.: O doc. está colado a uma folha de papel. O verso do doc. original traz fragmentos de um texto datilografado onde cita “negócio do Colméia”. É datado, 20 de dezembro de 1922" e timbrado “Lobato e Cia”.
Tomb. 94/0417 Doc.: 063
064-Autorização para publicação. Da família de João Ribeiro para Múcio Leão. Rio de Janeiro, 27 de julho, 1948.
“Os filhos e herdeiros de João Ribeiro autorizam Múcio Leão a tratar da publicação oficial das obras completas de João Ribeiro nos termos do Projeto apresentado à Câmara Federal pelo Deputado Agamenon Magalhães”. Assinam: Antônio João Ribeiro, Emma Ribeiro Accioly; Xavéria Ribeiro, Betty Ribeiro S. (sic) Xavier e Rodolfo Signigáglia (sic) Xavier.
(20,4 x 25,1 cm) Escrito à mão. Autografado. Papel pautado. Dobraduras em cruz e nas bordas. Perfurações (2). Manchas por tinta.
Tomb. 94/0418 Doc.: 064
065-Fragmento do Livro [?] Disciplina Espiritual, com dedicatória de [Austragésilo de Athaíde] “Ao mestre e amigo João Ribeiro/homenagem de [Austragésilo] 10-01-34”.
(12,2 x 18,2 cm) Escrito à mão, autografado. Leva impresso: “Disciplina espiritual”. Papel ressecado e quebradiço. Bordas rasgadas e corroídas. Perfurações (2) e muitas manchas por oxidação.
Tomb. 94/ 0420 Doc.: 065
066-Fragmento do livro [?] Pequenos Males com dedicatória de [Austragésilo de Athaíde].
“Ao mestre bondozo/ e notável escritor/ João Ribeiro/ homenagem muito/ sincera do/Austragésilo” 5 [?]de janeiro 1917.
(12,7 x 18,1 cm). Escrito à mão, autografado. Leva impresso: “Pequenos Males”. Papel ressecado e quebradiço. Muitas perfurações e manchas escuras. Muitas dobraduras. Bordas rasgadas e corroídas. Impresso “Typ. do Jornal do Commércio, De Rodrigues e Comp.”.
Tomb. 94/0421 Doc.: 062
067-Fragmento do livro [?] As Reinações de Narizinho.
Traz dedicatória de Monteiro Lobato. “A João Ribeiro, que descobriu o segredo da eterna mocidade [?] do espírito, Monteiro Lobato”.
(12,7 x 14,7 cm). Escrito à mão e autografado. Leva impresso o título “As reinações de Narizinho”. Dobradura com rasgo, união com fita adesiva. Bordas corroídas e perfuradas.
Tomb. 94/ 0422 Doc.: 063
068 - Diploma de aluna Mestra da Escola Normal da Província de Sergipe. (Diploma de Normalista) Laranjeiras, 2 de novembro de 1889, Manoel Joaquim Barreto (tabelião).
Concedido a Clotildes Teles Vieira Muniz, por ter completado o curso de primeiro grau (sic) 2 fls. (21 x 30,7 cm). Escrito à mão. Pautado e selado. Apresenta perfurações e dobraduras com rasgos.
Tomb. 94/0397 Doc.: 068
069 - “Programa da sessão do Clube Literário João Ribeiro” (s.d.).
Trata-se de um cartão contendo duas relações de Temas e/ou Títulos [?] com as indicações de seus respectivos autores e/ou apresentadores. A primeira relação, dedicada a João Ribeiro (sic.) é a seguinte: 1. Biografia de João Ribeiro - Marília Albuquerque; 2. Caricatura de João Ribeiro - Carlos Augusto B. de Melo; 3. [ileg.] Túmulo - Ednéa Fasano; 4. O vagalume e o sapo - Ligia Redes; 5. Aurora - Umberto Fasano Filho; 6. João Ribeiro - Eneide Albuquerque; 7. Dor - Marília Albuquerque; 8. A João Ribeiro - Igrejinha S. Viana; 9. Homenagem a João Ribeiro.
(9 x 11,1 cm). Escrito à mão. Marcas de dobraduras, manchas por cola.
Obs.: O doc. está envolvido em papel cristal e cola. Traz impresso “Que o Sagrado Coração de Jesus reine perpetuamente no altar de nossa Pátria” e uma bandeira (semelhante a do Brasil) [representando o Sagrado Coração de Jesus] nas cores: Verde, Amarela, Azul, Branca e Vermelha.
Tomb. 94/0419 Doc.: 069
070-Crônica do “Programa Biblioteca no ar”.
(21,9 x 32,4 cm)
Crônica veiculada pelo programa “Biblioteca no ar” do Rádio Mayrink Veiga, Rio de Janeiro, 24 de julho 1939.
Faz alusão aos aniversário de nascimento de J. R. elogiando a destacada contribuição de J. R. à Rádio Mayrink Veiga e à Cultura Brasileira de um modo geral.
Datilografado. Manchas e dobraduras com rasgos.
Obs.: Apresenta Timbre em azul “PRA nove órgão oficial da PRA-9 Rádio Mayrink Veiga / Rua Mayrink Veiga, 15 / Telephone 43-4442 / Rio de Janeiro / Brasil”.
Tomb. 94/ 0352 Doc.: 064
071-Hino a João Ribeiro. Letra de Armando Gonçalves.
Oferecido à 33ª “Escola João Ribeiro” no Barreto (Niterói-RJ) durante a inauguração do retrato de seu patrono, em 23 de setembro, 1934.
(15,2 x 21,6 cm). Datilografado. Dobraduras ao centro (horiz.) com rasgaduras. Bordas dobradas e marcadas (por luminosidade). Perfurações e rasgaduras nas bordas.
Tomb. 94/0301 Doc.: 071

DOCUMENTAÇÃO IMPRESSA
Recortes de Revista
072-BIRNFELD, Campos. Um Perfil GRAPHOLOGICO: Estudo sobre João Ribeiro da Academia de Letras. O Cruzeiro, Rio de Janeiro 29 dez. 1929. p. 29-30.
Traça o perfil personalístico de J. R. através da crítica grafológica e destaca como a mais importante dentre suas obras literárias a Gramática da Lingua Portuguesa. Comenta sobre os métodos, dos estilos que utiliza e sobre as várias atividades em que J. R. se envolve.
Tomb. 94/0279 Doc.: 084
073-____ [?] João Ribeiro. As homenagens que serão prestadas ao ilustre morto. A Noite _____ [?], 14 abr. 1934.
Informa os horários e local dos funerais de J. R. e as homenagens que serão prestadas pela Academia Brasileira de Letras e Colégio Pedro II. Fornece dados biográficos e reproduz um dos últimos retratos do falecido.
Tomb. 94/0275 Doc.: 050
074-____ [?] Morreu João Ribeiro: Poeta, philologo e pintor. A Noite, ____ [?] 18 abr. 1934. Ilustrada, p. 8.
Noticia a morte de J. R. e fornece dados biobibliográficos do mesmo. Traz reproduções fotográficas do funeral; de J. R. aos 28 anos; de J. R. em desenho de Garibalde e de um quadro pintado por J. R.
Tomb. 94/0276 Doc.: 026
075-ATHAYDE, Austragésilo. Mestre João Ribeiro. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, 30 jul. 1960. ____ [?].
Comenta que conheceu J. R. através de carta de apresentação e elogia-o como mestre expressando saudade e admiração.
Tomb. 94/0278 Doc.: 010
076-FREYRE, Gilberto. A propósito de velhos. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, 29 abr. 1961. ____ [?]
Faz considerações acerca da velhice e critica os que tentam dissimular esse processo citando (entre outros) J. R., como exemplo de homem velho de corpo, porém jovem de idéias e de espírito.
Tomb. 94/0277 Doc.: 005
Recortes de Jornal
077-Conto [?] de J. R. intitulado “A última esperança”.
Obs.: Transcrito de A Epoca, 3 janeiro 1888. ____ [?]
Tomb. 94/ 0280 Doc.: 031
078 - Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 9 fev. 1928. ____ [?].
Noticia o final da viagem Guanabara - Santos, empreendida pelo desportista do Clube de Regatas Flamengo, João Segadas Viana e seu auxiliar Antônio João Ribeiro, num barco a remo.
Tomb. 94/0281 Doc.: 024
079-Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 16 fev. 1928. ____ [?].
Faz um relato da viagem de [João] Segadas Viana e seu auxiliar Antônio João Ribeiro (filho de J. R.), cobrindo o percurso Rio de Janeiro - Santos num barco a remo em 92 horas.
Tomb. 94/0282 Doc.: 025
080-Diário de Notícias, Porto Alegre, 3 jan. 1934. ____ [?].
Noticia a chegada em Porto Alegre de uma caravana estudantil da Escola de Agricultura e Medicina Veterinária do Rio de Janeiro, da qual participa Antônio João Ribeiro, o filho mais jovem de J. R. e informa o seu roteiro de visitas no Estado.
Tomb. 94/0284 Doc.: 011
081-Jornal da Manhã, [Porto Alegre], _ [?] jan 1934. ____ [?].
Ver o verbete nº 80.
Tomb. 94/0283 Doc.: 016
082-Correio do Povo, Porto Alegre, 3 jan. 1934.
Ver berbete nº 80.
Tomb. 94/0285 Doc.: 022
083-Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 4 jan. 1934. ____ [?].
Ver o verbete nº 080.
Tomb. 94/0286 Doc.: 023
084-Diário de Notícias, Porto Alegre, 9 jan. 1934. ____ [?].
Fala de uma recepção no Centro Israelita Porto Alegrense aos estudantes israelitas que fazem parte da caravana da Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária do Rio de Janeiro, em visita ao Estado do Rio Grande do Sul.
Tomb. 94/0287 Doc.: 012
085-Diário do Interior, ____ [?], 10 jan. [1934]. ____ [?].
Ver o verbete nº 080.
Tomb. 94/0288 Doc.: 019
086-Diário do Interior, ____ [?], 11 jan. [1934]. ____ [?].
Ver o verbete nº 080.
Tomb. 94/0289 Doc.: 020
087-Correio do Sul, Bagé, 20 jan. 1934.
Noticia a chegada em Bagé de uma caravana estudantil da Escola de Agricultura e Medicina Veterinária do Rio de Janeiro, da qual participa Antônio João Ribeiro, filho mais jovem de J. R.
Tomb. 94/0290 Doc.: 013
088-O Dever, Bagé, 20 jan. [1934]. ____ [?].
Ver o verbete nº 084.
Tomb. 94/0291 Doc.: 017
089-COUTO, Ribeiro. O bom hersiarca. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 12 abr. 1934. ____ [?].
Faz comentários elogiosos sobre a bibliografia de J. R. escrita por Joaquim Ribeiro, filho de J. R. Fala da importância da obra, da capacidade do autor e ainda do ceticismo religioso de J. R.
Tomb. 94/ 0292 Doc.: 014
090-A Nação, [Rio de Janeiro], 14 abr. 1934, ___ [?]
Noticia a morte de J. R. exaltando a figura deste e de outros intelectuais sergipanos. Fornece dados bibliográficos e informa sobre o sepultamento e dos presentes ao velório.
Tomb.: 94/0307 Doc.: 039
091-Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 14 abr. 1934. ____ [?].
Faz elogios à obra de J. R., fala da previsão do mesmo sobre a própria morte, da estruturação de sua família, de seu trabalho no Jornal do Brasil e das instituições de que fazia parte (ABL; IHGRJ; Academia de Ciências de Lisboa; IHGS; Academia Sergipana de Letras; IHGSP). Fornece também dados biográficos, dá detalhes da sua morte, dos funerais e das últimas homenagens.
Tomb. 94/0293 Doc.: 057
092-Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 14 abr. 1934. ____ [?].
Noticia a morte e o sepultamento de J. R. comenta sobre sua atuação em A Semana, fornece dados biobibliográficos e informa as homenagens prestadas a sua figura pelo Colégio Pedro II.
Tomb. 94/ 0298 Doc.: 041
093-Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 14 abr. 1934. ____ [?].
Dá informações sobre a morte, o sepultamento de J. R. e sobre as homenagens oficiais. Também fornece dados biobibliográficos sobre o mesmo, comentando a sua atuação em diversas àreas do conhecimento.
Tomb. 94/0294 Doc.: 033
094-O Estado de São Paulo, 14 abr. 1934. ____ [?].
Noticia a morte de J. R. e faz comentários elogiosos a sua erudição e produtividade. Fornece dados biográficos, fala das viagens que fez J. R. ao exterior e relaciona obras científicas e literárias produzidas pelo mesmo.
Tomb. 94/0299 Doc.: 042
095-Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 15 abr. 1934. ____ [?].
Informa sobre o sepultamento de J. R. apresentando trechos do discurso do Barão de Ramiz Galvão, as homenagens de Múcio Leão, do Jornal do Brasil e do Colégio Pedro II. Também relaciona os representantes do Governo e outras pessoas presentes ao enterro.
Obs.: Traz reproduções fotográficas do Barão Ramiz Galvão, de Múcio Leão proferindo o discurso e da chegada do feretro ao cemitério.
Tomb. 94/0312 Doc.: 049
096-Jornal do Comércio, [Rio de Janeiro], 15 abr. 1934.___ [?].
Informa da existência de um requerimento solicitando a inserção em ata, de um voto de pesar pelo falecimento de J. R. e a escolha de uma comissão que represente a Assembléia Nacional Constituinte nos funerais.
Tomb. 94/0297 Doc.: 053
097-Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 15 abr. [1934]. ____ [?].
Faz relato do sepultamento de J. R. e cita trechos dos discursos proferidos por Múcio Leão e pelo Barão Ramiz Galvão.
Tomb. 94/0303 Doc.: 027
098-O Estado de São Paulo, 15 abr. 1934. ____ [?].
Noticia as homenagens prestadas por professores, alunos e funcionários do Ginásio Osvaldo Cruz à memória de J. R.
Tomb. 94/0295 Doc.: 034
099-A Nação. [Rio de Janeiro], 15 abr. 1934. ____ [?].
Informa da existência de um requerimento solicitando a inserção em ata, de um voto de pesar pelo falecimento de J. R. e a escolha de uma comissão que represente a Assembléia Nacional Constituinte nos funerais.
Tomb. 94/0296 Doc.: 064
100-FONSECA, Alvarenga. Minhas razões. Gazeta dos Tribunais, [Rio de Janeiro] 15 abr. 1934. ____ [?].
Comenta sobre o falecimento de J. R. e da falta que fará a todas as áreas do conhecimento em que o mesmo se destacou.
Tomb. 94/0305 Doc.: 015
101-LARANJEIRA, J. João Ribeiro. A Semana, Madalena, 16 abr. 1934. ____ [?].
Noticia a morte de J. R. e faz homenagens ao mesmo.
Tomb. 94/0304 Doc.: 028
102-CORREA, Viriato. João Ribeiro. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 17 abr. 1934. ___ [?].
Fala sobre a personalidade de J. R., de como conciliava erudição e simplicidade no seu cotidiano.
Tomb. 94/0306 Doc.: 003
103-GOMES, Lindolfo. João Ribeiro, o sábio. Diário Mercantil, Juiz de Fora. 21 abril 1934.
Lamenta o falecimento de J. R., fala da amizade e admiração que tinha pelo mesmo e faz elogios a sua produção intelectual.
Tomb. 94/0308 Doc.: 002
104-VASCONCELOS, Afrânio de. João Ribeiro, A Cidade, São Carlos, 24 abr. 1934. ____ [?].
Informa da morte de J. R. e cita comentários feitos por outros autores a respeito do mesmo. Também contesta informações de que J. R. gostava de ostentar o fardão da ABL e que teria se convertido ao catolicismo.
Tomb. 94/0309 Doc.: 040
105-CAMPOS, Agostinho de. João Ribeiro. Comércio do Porto, Santos, 29 abr. 1934. ____ [?].
Informa sobre o falecimento de João Ribeiro relacionando a publicação de suas obras com as referidas datas. Ressalta a versatilidade de João Ribeiro no âmbito intelectual e lamenta a perda do mesmo tanto para o Brasil como para Portugal.
Tomb. 94/0310 Doc.: 029
106-O Gremio, Guaratinguetá, 29 abr. 1934. ____ [?].
Comenta sobre a morte de J. R. faz elogios à sua produção intelectual e artística e fornece dados biobibliográficos.
Tomb. 94/0311 Doc.: 055
107-COUTO, Ribeiro. Duas novas partidas ao crepúsculo, Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, ____ [?] abr. 1934. p. 5.
Trata-se de um necrológio sobre J. R., sobre o Embaixador Gregório da Fonseca e o Governador de Minas Gerais, Augusto de Lima.
Tomb. 94/ 0313 Doc.: 066
108-O Meteóro, Rio de Janeiro, 01 mai. 1934. p. 1.
Noticia a morte de J. R. e transmite homenagens a sua família. Fala sobre J. R. crítico literário, minimizando os efeitos do sarcasmo e da ironia utilizadas pelo mestre como também do bom conceito que gozava entre os literatos.
Tomb. 94/0314 Doc.: 032
109-____ [?]. Amigos e inimigos. O Estado de São Paulo, 5 mai. 1934. ____ [?].
Fala da existência de uma apologia à amizade em detrimento da inimizade. Comenta sobre as vantagens em se cultivar um certo número de inimigos, para que a auto-defesa esteja sempre estimulada e cita J. R. como um dos adeptos dessa prática.
Obs.: Artigo incompleto.
Tomb. 94/0315 Doc.: 043
110-Jornal do Comércio, ___[?] 24 jun. 1934. ____ [?].
Trata-se de uma homenagem a J. R. comparando-o a filósofos e a outros historiadores fornecendo dados biográficos e louvando-o através de uma crônica.
Tomb. 94/0316 Doc.: 035
111-GRIECO, Agripino. Dois grandes ensaistas, O Jornal, ____ [?] jun. 1934. _ ___ [?].
Faz comparações entre J. R. e o escritor francês Remy Gourmont, abordando aspectos de suas vidas como: o ateismo, a introspecção, a erudição, a atividade de crítico, de professor e a importância desses autores para a intelectualidade de seus países de origem.
Tomb. 94/0317 Doc.: 001
112-O Estado, Rio de Janeiro, 18 ago. 1934. ____ [?].
Comunica a denominação de João Ribeiro a 33ª “escola mista” da Capital [Rio de Janeiro].
Tomb. 94/0318 Doc.: 030
113-Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 6 jul. 1941. ____ [?].
Fala das atividades intelectuais exercidas por J. R., da sua paixão pela pintura, de seu caráter humilde e fornece dados biográficos.
Tomb. 94/0319 Doc.: 037
114-MIRANDA, Nini. Página da Saudade: A uma amiga que se matou. Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 6 jul. 1941. ____ [?].
Trata-se de uma mensagem à Vera Marta, filha de J. R., comentando as características pessoais e lamentando à morte da mesma.
Tomb. 94/0320 Doc.: 038
115-O Globo, Rio de Janeiro, 12 ago. 1941. ____ [?].
Comenta sobre as várias atividades exercidas por J. R., resaltando a sua atuação como pintor, ainda em Laranjeiras (SE), e informa da exposição dos quadros do mesmo no Salão da Associação dos Artistas Brasileiros, apresentados por Peregrino Junior.
Tomb. 94/0321 Doc.: 036
116-LEÃO, Múcio. Vera Marta. Tribuna de Petrópolis, 4 fev. 1945. Suplemento, ano I n. 31.
Faz comentários sobre a forma e as razões do suicídio da poetisa Vera Marta, filha de J. R.
Tomb. 94/0322 Doc.: 065
117-LEÃO, Múcio. Uma reedição de João Ribeiro. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 25 jul. 1953. ____ [?]
Comenta a reedição do livro História do Brasil de João Ribeiro, destacando as virtudes intelectuais do autor. Mostra também a preferência dos jovens em relação as obras de João Ribeiro.
Tomb. 94/0323 Doc.: 008
118-MAGALHÃES JÚNIOR. A obra de João Ribeiro. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 12 mar. 1955. ____ [?]
Relembra obras e fatos da vida de J. R. e tece comentários sobre ao ensaio biobibliográfico de Múcio Leão sobre o mesmo J. R.
Tomb. 94/0324 Doc.: 082
119-MAGALHÃES JÚNIOR, R.. A obra de João Ribeiro. A Tribuna, Santos, 12 mar. 1955. ____ [?]
Ver verbete nº 118.
Tomb. 94/0325 Doc.: 083
120-Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 16 jun. 1956. ____ [?].
Traz um esboço biográfico de J. R. retirado do ensaio João Ribeiro de Múcio Leão.
Tomb. 94/0360 Doc.: 044
121-MAGALHÃES JÚNIOR, R. Edmondo de Amicis no Brasil. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 27-28 abr. 1958. ___ [?]
Comenta sobre o cinquentenário da morte do escritor Edmondo de Amices citando algumas de suas obras como Coração e Luore; este último teve J. R. como responsável pela versão em língua portuguesa.
Tomb. 94/0326 Doc.: 018
122-Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 24 ago. 1958. 3º cad. p. 7.
Faz comentários sobre historiadores brasileiros e inclui J. R. com a publicação de sua História do Brasil. Apresenta ainda elogios seus e de Araripe Júnior à referida obra.
Tomb. 94/0327 Doc.: 045
123-Última Hora, Rio de Janeiro, 25 ago. 1958. ____ [?]
Notícia o lançamento de um álbum e a abertura de exposição com 42 quadros pintados por J. R., patrocinados pela Biblioteca Nacional e organizados por Maciel Pinheiro.
Tomb. 94/0328 Doc.: 063
124-COSTA, Nelson. Presença de João Ribeiro no Correio da Manhã. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 12 abr. 1959. ___ [?]
Lembra da morte de J. R. e anuncia o seu centenário de nascimento reivindicando a publicação das obras completas do mesmo, organizadas por Múcio Leão. Notifica a reedição da História do Brasil (de J. R.) por Carlos Ribeiro; 9 mil dias com João Ribeiro, de Joaquim Ribeiro e conta da apatia de J. R. em relação a homenagens.
Tomb. 94/0329 Doc.: 006
125-LEÃO, Múcio. Os erros de João Ribeiro: Uma carta de Betty Ribeiro Xavier. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 5 jun. 1959. ____ [?]
Considera injustas as críticas (de erros de escrita) de Aurélio Buarque de Holanda feitas ao livro Floresta de exemplos de J. R. e apresenta carta de Betty Ribeiro Xavier, filha de J. R. onde declara que os erros são mais tipográfiocos que de revisão, citando lapsos do crítico revisor Aurélio Buarque de Holanda.
Tomb. 94/0330 Doc.: 079
126-LEÃO, Múcio. Os erros de João Ribeiro: a bondade de uma resposta. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 13 jun. 1959. ___ [?]
Justifica os erros de pontuação de J. R. em suas obras dando como exemplos os autores Michelet e George Sand e alega que J. R. mostra desleixo e incoerência propositadamente, como sinal de humildade.
Tomb. 94/0331 Doc.: 080
127-COSTA, Nelson. O próximo centenário de João Ribeiro. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 24 jun. 1959. ___ [?]
Noticia a proximidade do centenário de nascimento de J. R. e comenta sobre a reimpressão das suas obras.
Tomb. 94/0332 Doc.: 051
128-COSTA, Nelson. João Ribeiro e sua Poesia. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 5 jun. 1960. ___ [?]
Destaca a atividade poética de J. R.relacionando cronologicamente algumas de suas publicações e utilizando-se dos comentários de Cassiano Ricardo. Traz também um comentário de J. R., onde desacredita da qualidade dos próprios versos e transcreve “Monge”, soneto publicado em Páginas Escolhidas da ABL.
Tomb. 94/0333 Doc.: 048
129-[COSTA, Nelson]. João Ribeiro um ensaista notável. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 17 jun. 1960. ____ [?]
Destaca a ação de J. R. como Jornalista, relaciona os volumes de ensaios publicados por J. R. e posteriormente organizados por Múcio Leão.
Tomb. 94/0334 Doc.: 056
130-[COSTA, Nelson]. A glorificação de João Ribeiro. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 19 jun. 1960. ____ [?]
Faz o registro do 1º centenário de nascimento de J. R. justificando a necessidade da comemoração. Enaltece a modestia, produtividade e a erudição de J. R. e fornece dados biobibliográficos.
Tomb. 94/0335 Doc.: 072
131-[COSTA, Nelson]. João Ribeiro e Machado de Assis. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 21 jun. 1960. ____ [?]
Afirma que houve uma afinidade espiritual e até amizade entre J. R. e Machado de Assis citando depoimentos do próprio J. R. e de outros autores.
Tomb. 94/0336 Doc.: 077
132-[COSTA, Nelson]. João Ribeiro e o Instituto Histórico. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 22 jun. 1960. ____ [?]
Relaciona Títulos de História do Brasil e Universal produzidas por J. R. fala da maneira com que o mesmo foi acolhido pelo I.H.G.B. e cita um trecho do seu discurso de posse.
Tomb. 94/0337 Doc.: 078
133-[COSTA, Nelson]. João Ribeiro e a Academia. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 23 jun. 1960. ____ [?].
Fornece dados sobre a eleição e posse de J. R. na ABL, conta da sua eleição e renúncia à presidencia da mesma e fala de sua participação efetiva e crítica na Academia. Refere-se ao estudo João Ribeiro e a crítica do Pré-modernismo produzido por seu sucessor na ABL (Cassiano Ricardo) e informa das homenagens a J. R. organizadas por essa entidade.
Tomb. 94/0339 Doc.: 060
134-____ [?] Cultura, grandeza de espírito e idealismo, os traços de João Ribeiro. O Globo, Rio de Janeiro, 23 jun. 1960. ___ [?].
Noticia as homenagens comemorativas ao 1º centenário de nascimento de J. R. e apresenta alguns dados biográficos do homenageado. Traz ainda os depoimentos de Austragésilo de Ataíde, Pedro Calmon, Amando Fontes, Júlio Nogueira e Antenor Nascente que comentam as atividades artísticas e intelectuais de J. R.
Tomb. 94/0338 Doc.: 058
135-[COSTA, Nelson]. João Ribeiro mestre admirável. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 24 jun. 1960. ____ [?].
Registra o 1º centenário de nascimento de J. R. citando o depoimento de Cassiano Ricardo e informa sobre as homenagens organizadas pela ABL, Biblioteca Nacional e I.H.G.B. Fornece também alguns dados biográficos de J. R.
Tomb. 94/0340 Doc.: 047
136-Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 24 jun. 1960. ____ [?].
Presta homenagens a J. R. no dia do seu centenário de nascimento comparando-o aos escritores Montaigne e Unamundo e ressaltando a contribuição do mesmo às diversas áreas do conhecimento. Classifica J. R. como ensaísta, fala do seu trabalho em alguns jornais e fornece dados bibliográficos.
Tomb. 94/0341 Doc.: 007
137-FRAGA, Cristiano. João Ribeiro. A Gazeta, Vitória (ES), 26 jun. 1960. ____ [?].
Faz elogios à erudição de J. R., relacionando suas principais obras e informa ter assistido às palestras de J. R. sobre folclore na Biblioteca Nacional. Ressalta também a necessidade de divulgação da obra de J. R. por parte do Estado.
Tomb. 94/0346 Doc.: 068
138-NEVES, Guilherme Santos. João Ribeiro - Mestre de Folclore. A Gazeta, Vitória (ES), 26 jun. 1960. ____ [?]
Destaca J. R. como inovador dos estudos de folclore no Brasil relacionando bibliografia do autor sobre o tema, faz elogios à sua erudição e comenta outros traços de sua personalidade.
Tomb. 94/ 0344 Doc.: 070
139-NUNES, José Leão. O Filólogo João Ribeiro. A Gazeta, Vitória (ES), 26 jun. 1960. ____[?]
Relaciona obras de filologia e linguística de J. R. e fala do seu trabalho em atualizar os estudos filológicos no Brasil. Faz ainda uma analogia entre J. R. e Saussure quanto à diferenciação entre língua e discurso.
Tomb. 94/0343 Doc.: 071
140-MOREIRA, Berisford Martins. João Ribeiro. A Gazeta, Vitória (ES), 26 jun. 1960. ____[?]
Estabelece diferenciações estilísticas entre Silvio Romero, Euclides da Cunha e J. R. destacando o caráter suave e atual da obra desse último.
Tomb. 94/0345 Doc.: 069
141-VALLE, Queiroz do. Mestre João Ribeiro. A GazetaVitória, 26 jun. 1960. ____[?]
Registra a passagem do centenário de nascimento de J. R. e faz elogios à sua erudição destacando a clareza de suas obras, principalmente a de gramática.
Tomb. 94/0342 Doc.: 067
142-LEÃO, Múcio. João Ribeiro. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 26 jun. 1960. ____[?].
Faz elogios a J. R. em todos os aspectos de sua vida profissional e ressalta a disposição do mesmo em estudar tudo aquilo que tivesse relação com a sua terra, o Brasil.
Tomb. 94/0347 Doc.: 081
143-[COSTA, Nelson]. Obras poéticas de Claudio Manoel. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 3 jul. 1960. ____ [?].
Faz comentários a respeito de um estudo biobibliográfico de J. R. sobre Claudio Manoel da Costa que antecede a edição de Obras Poéticas publicado pela Livraria Garnier em 1903, e transcreve soneto [sem título] desse poeta mineiro.
Tomb. 94/0348 Doc.: 052
144-MEIRA, Mauritonio. Grupo (bom) de sete escritores vai falar sobre João Ribeiro (já). Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 8 jul. 1960. ____ [?].
Noticia a realização de uma conferência sobre J. R. por sete escritores, em comemoração ao centenário do seu nascimento.
Tomb. 94/0349 Doc.: 009
145-MEIRA, Mauritonio. Ministro da Educação dá caráter oficial ao Festival do Livro. Jornal do Brasil, 23 jul. 1960. Vida Literária. ____[?].
Noticia entre outros assuntos a escolha de João Ribeiro como patrono do Dia do Escritor Brasileiro (25 de julho).
Tomb. 94/0351 Doc.: 021
146-[COSTA, Nelson]. Primeira eleição na Academia. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 7 ago. 1960. ____ [?].
Comenta sobre a eleição de J. R. para suceder a Luis Guimarães Júnior na ABL e da vitória sobre José Vicente Azevedo Sobrinho por dezesete votos a zero. Fala de sua rebeldia às formalidades da Academia, da sua participação efetiva nas comissões e publicações da ABL e cita trecho do seu discurso proferido na solenidade de posse.
Tomb. 94/0353 Doc.: 074
147-[COSTA, Nelson]. João Ribeiro um grande clássico. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 12 nov. 1960. ____ [?].
Traz a resenha do livro João Ribeiro - Trechos escolhidos, organizado por Múcio Leão para a coleção “Nossos Clássicos” (vol. 49) da editora Agir.
Tomb. 94/0354 Doc.: 059
148-RIDEL, Dirce Correia. Nacionalismo e Modernismo. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 12 jun. 1963. ____ [?].
Comenta sobre o nacionalismo de J. R., principalmente quando este saiu em defesa da língua [brasileira] e apresenta críticas que faz a vários autores destacando trechos em que J. R. corrobora com as atitudes dos modernistas [da 1ª fase].
Tomb. 94/0355 Doc.: 061
149-O Globo, Rio de Janeiro, 5 set. 1963. ____ [?]
Informa que o Professor Raul Côrtes Marques foi o vencedor do “Prêmio João Ribeiro” com o trabalho João Ribeiro e os estudos folclóricos no Brasil. O prêmio foi instituído pela Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro em comemoração ao cinquentenário das conferências sobre folclore proferidas por J. R. na Biblioteca Nacional em 3 de setembro de 1913.
Tomb: 94/0434 Doc: 075
150-O Globo, Rio de Janeiro, 28 abr. 1964. ____[?].
Noticia o sepultamento de Joaquim Ribeiro e fornece dados biobibliográficos.
Tomb. 94/0356 Doc.: 062
151-RIBEIRO, Carlos. Um conselho de João Ribeiro. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 12 jul. 1964. Suplemento Literário, ____ [?].
Nega o pseudo-parentesco com J. R., dá detalhes da vida do “mestre” com quem trabalhou por vários anos na Livraria Quaresma e de quem recebeu conselhos para que abandonasse os negócios com livros.
Tomb. 94/0357 Doc.: 076
152-ROLLEMBERG, João Ribeiro Tradutor. [Correio da Manhã], Rio de Janeiro, ___ [?] dez. 1966. ____ [?].
Faz elogios a J. R. com destaque para o seu trabalho de tradutor. Cita ainda versos da “Canção de Mignon” traduzidos por J. R. e Paulo Quintela, efetua comparações entre as duas traduções e conclui que um poeta só pode ser traduzido por outro poeta.
Tomb. 94/0358 Doc.: 054
153-___[?]. Inquéritos Literários: Hara-Kiri. A Manhã, ___ [?]. Autores e livros, ___ [?].
Apresenta J. R. em exercício de auto-crítica citando trechos de artigos jornalísticos: sobre a péssima qualidade de sua poesia (O Estado de São Paulo, 12-11-1927; Jornal do Brasil, 11-05-1926 eO Estado de São Paulo, 20-07-1927); sobre sua curiosidade (O Estado de São Paulo, 17-12-1927); sobre o amadorismo de seu livro Curiosidades Verbais (Jornal do Brasil, 14-12-1927); sobre o folclore (O Imparcial, 1919); sobre os seus livros (O Estado de São Paulo, 28-12-1930) e sobre a sua atividade de Professor (O Estado de São Paulo, 28-12-1930).
Tomb. 94/0359 Doc.: 046
Documentação Mista
154-Hino a João Ribeiro.
Partitura. (ver verbete nº 071).
2 fls. (16,5 x 24,0 cm) (fl. 1v.) Dobraduras em cruz. Rasgaduras nas bordas. Manchas por luminosidade. Marcas (v.) de fita adesiva.
Tomb. 94/0302 Doc.: 086
155-Diploma de sócio efetivo. Rio de Janeiro 27 de março de 1911.
Conferido a João Ribeiro pela Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro.
(42 x 30 cm) Autografado pelo pres.: Marquês de Paranaguá; sec.: Viveiros de Castro; tez.: Taciano A. Monteiro. Registrado sob o nº 1030. Grandes rasuras no canto superior direito. Emoldurado (madeira/vidro).
Tomb. 94/0398 Doc.: 038
156-Diploma de sócio efetivo. Rio de Janeiro, 1 de maio de 1911.
Concedido a João Ribeiro pela Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro.
(30 x 23 cm) Emoldurado (madeira/vidro) Pequenas dobraduras. Registrado sob o nº 087.
Tomb. 94/0399 Doc.: 002
157-Diploma de sócio-efetivo. Rio de Janeiro 14 de maio, 1914.
Conferido a João Ribeiro pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
(66 x 50 cm) Autografado pelo pres.: [ilegível]; tez.: [ilegivel] e sec.: Artur Guimarães. Dobraduras (vert.). Rasgos ao centro (horiz. 50%) Perfurações. Manchas de fita adesiva e por umidade.
Tomb. 94/0400 Doc.: 003
158-Diploma de sócio efetivo. Rio de Janeiro, 15 de fevereiro, 1918.
Conferido a João Ribeiro pela Academia Brasileira de Letras.
(21 x 44 cm). Autografado sec.: Medeiros [?] e Albuquerque pres.: [ilegivel]. Dobraduras (vert.) com peq. rasgos. Perfurações. Manchas por umidade. Bordas coroídas.
Tomb. 94/0401 Doc.: 004
159-Diploma de “Sociorum Coetum et Oridinem Cooptari”, 14 de abril, 1921.
Conferido a João Ribeiro pela Academia “Scientiarum Olisiponensis”. [Academia das Ciências de Lisboa].
(46 x 59 cm). Autografado, “AB ACTIS Christovan A. de Magalhães; PRAESES Candido [ilegível]”. Dobraduras (horiz.). Peq. rasgos. Perfurações. Manchas. Escrito em Latim.
Tomb. 94/0402 Doc.: 005
160-Diploma de membro correspondente, Nova York, 30 de novembro, 1929.
Conferido a João Ribeiro Fernandes (sic) pela “The Hispanic Society of America”.
(30 x 36 cm). Autografado, (ileg.). Rachaduras (vários). Selo da entidade em marca d’agua. Escrito em inglês.
Tomb. 94/0403 Doc.: 006


DOCUMENTAÇÃO ESPECIAL
Cartografia
161-Planta Baixa
Rascunho das divisões internas da Casa João Ribeiro. Ao lado do desenho a inscrição: “Rua João Ribeiro nº 3 / Nesta casa nasceu João Ribeiro / [em] 1860 e morreu na Rua das Laranjeiras / na Guanabara em 1934”. Dobraduras ao centro (horiz.) e bordas.
Obs.: O papel tem o Timbre do Ministério da Agricultura.
Tomb. 94/0300 Doc.: 001


ICONOGRAFIA
Fotografias
162-Regina Maria
8,5 x 13,3 cm
Retrato da neta de J. R. formada em Engenharia Química (EUA), filha de Betty e Rodolpho Pinigaglia Xavier. Busto, cabeça virada 1/2 para a direita.
Fotografia autografada: “Regina, 14 de dezembro de 1959”.
Tomb. 94/0036 Doc.: 001
163-Nelson Yvan R. Accioly, na formatura em Direito
11,5 x 17,5 cm
Neto de J. R. nascido em 26 de abril de 1933 e formado em Direito. Meio corpo, cabeça voltada para a frente.
Fot.: A. M. [Ranfeld]. Rio de Janeiro, 01 de jan de 1959.
Tomb. 94/0030 Doc.: 002
164-Sérgio Constantino Ribeiro Accioly
17,7 x 23,5 cm
Neto de J. R. nascido em 26 de outubro de 1927, formado em Administração. Busto 1/2 virado para a direita, ligeiramente inclinado para a frente.
Fot.: Amer(?), 19 de ago de 1951.
Tomb. 94/0032 Doc.: 003
165-Almir e Maria Victória
17 x 22,8 cm
Maria Victória, neta de J. R. e filha de João Ribeiro Filho. Corpo inteiro, casal voltado para a frente. (casamento).
Foto autografada: Almir e M. Vitória, Rio, 15 de abr de 1950.
Fot.: Itajubá Foto/Rio.
Tomb. 94/0035 Doc.: 004
166-Casal João Ribeiro na Mocidade.
17,7 x 22,7 cm
Foto do casal Maria Luiza e João Ribeiro. Meio corpo voltado para a esquerda e direita respectivamente.
Tomb. 94/0009 Doc.: 005
167-João Ribeiro aos cinquenta anos [?]
40 x 50 cm
Foto de João Ribeiro retrabalhada a tinta. Busto, cabeça virada 1/2 para a direita.
Tomb. 94/0014 Doc.: 006
168-Último retrato de João Ribeiro
14,5 x 20 cm
Retrato de João Ribeiro. Busto, cabeça virada 3/4 para a direita.
Foto.: [Amor] / Rio.
Tomb. 94/ 0008 Doc.: 007
169-João Ribeiro ao Tempo em que entrou na ABL.
5,5 x 9 cm
Retrato de João Ribeiro “moço”. Busto, cabeça virada 3/4 para a direita. Autografado: “João Ribeiro”. Ressecado, amarelado e com marcas de quebradura em 3 locais.
Tomb. 94/0027 Doc.: 008
170-João Ribeiro aos 8 anos de idade e João Ribeiro em companhia de José Luís Ribeiro de Sá (Barão).[?]
18 x 13,8 cm
Trata-se da reprodução de 2 fotografias num mesmo suporte. 1ª - João Ribeiro aos 8 anos de idade (Tomb. 94/ 0028-1). De pé, virado para a frente apoiando o braço direito numa [cadeira]. 2ª - João Ribeiro em companhia de José Luís Ribeiro. J. R. de pé com os braços apoiados numa [cerca], cabeça ligeiramente voltada para a esquerda; José Luís Ribeiro, de pé com o braço direito apoiado numa [cerca], cabeça ligeiramente voltada para a direita. (Tomb. 94/ 0028-2).
Tomb. 94/0028 (1 e 2) Doc.: 009
171-Joaquim Braz Ribeiro em traje de formatura
10,5 x 14 cm
Retrato de Joaquim Braz Ribeiro, filho de J. R. nascido em 24 de maio de 1905, formado em Direito e falecido a 25 de abril de 1964. Meio corpo, sentado numa cadeira de braços, com a cabeça voltada para a frente.
Obs.: Moldura oval em papel. Manchas por umidade.
Tomb. 94/0025 Doc.: 010
172-Antônio João Ribeiro
11,7 x 18 cm
Retrato de Antônio João Ribeiro, filho de J. R. nascido em 6 de maio de 1909, formado em Medicina e falecido a 7 de dezembro de 1966. Meio corpo, ligeiramente voltado para a direita.
Fotografia autografada e datada: “Antônio, janeiro de 1935”.
Fot.: Medina/Rio.
Tomb. 94/0026 Doc.: 011
173-Emma Luzia Ribeiro Accioly
17,7 x 23,5 cm
Retrato de Emma Luzia Ribeiro Accioly, filha de J. R. nascida em 2 de setembro de 1905 e falecida a 11 de maio de 1983. Busto, cabeça virada 3/4 para a esquerda.
Fot.: [Amor]
Tomb. 94/0024 Doc.: 012
174-Xavéria Cecília Ribeiro
18 x 24 cm
Xavéria Cecília Ribeiro, filha mais velha de J. R., nascida em 20 de maio de 1897 e morta em 25 de agosto de 1970, artista plástica, estudou na Escola Nacional de Belas Artes. Busto 1/2 voltado para a esquerda, cabeça levemente inclinada para baixo e à esquerda.
Tomb. 94/0020 Doc.: 013
175-Sérgio C. R. Acioly e Denise Melo Silva Accioly
23,6 x 15,3 cm
Retrato do casal Sérgio C. R. Acioly e Denise Melo Silva Acioly. Corpo inteiro, de pé; cabeça (de Sérgio) ligeiramente voltada para a direita.
Tomb. 0033 Doc.: 014
176-Sérgio C. R. Accioly, em formatura
24,1 x 18 cm
Retrato de Sérgio C. R. Acioly (a esquerda) em solenidade de colação de grau no científico do Colégio Figueiredo Costa. Meio corpo, perfil, braço direito estendido em cumprimento à frente da mesa.
Tomb. 0034 Doc.: 015
177-Nelson Ivan Ribeiro Acioly e Luiza Caiado de Castro Acioly
18,7 x 23,9 cm
Retrato do casal Nelson Ivan Ribeiro Accioly e Luiza Caiado de Castro Accioly em trajes de casamento. Corpo inteiro, de pé, com os corpos 3/4 voltados para a direita.
Tomb. 0031 Doc.: 016
178-Neréa Ribeiro Sampaio
8,4 x 13,5 cm
Retrato de Neréa Ribeiro Sampaio, irmã de J. R. Meio busto, cabeça virada para frente.
Fot.: Hollywood/Rio
Tomb. 94/0011 Doc.: 017
179-Manoel Luiz Ribeiro e Carmem Raja Gabaglia Ribeiro
17,8 x 23,8 cm
Retrato do casal Manoel Luiz Ribeiro e Carmem Raja Gabaglia Ribeiro em bodas de ___ [?]. Corpo inteiro, de pé e voltados para a frente.
Tomb. 94/0037 Doc.: 018
180-Emma Ribeiro Accioly em 1962
6 x 6 cm
Retrato de Emma Ribeiro Accioly. Filha de J. R. Corpo inteiro, de pé, voltado para frente; portando sacola à mão direita. Datado: 10 de janeiro de 1962.
Tomb. 94/0039 Doc.: 019
181-Mãe de João Ribeiro com sua neta Xavi
5,5 x 7,9 cm
Retrato da Srª Guilhermina Rosa mãe de J. R. com sua neta Xavi. Corpo inteiro, sentadas voltadas 3/4 para a direita.
Tomb. 94/0010 Doc.: 020
182-Emma Accioly com colegas e professores
18 x 24,2 cm
Retrato de grupo de professores e alunos em solenidade de entrega de diplomas de Biblioteconomia (1952). Emma Accioly é a última da primeira fileira em pé (da esquerda para a direita). Meio corpo, voltada para frente, de pé com os braços apoiados no encosto de uma cadeira (à frente).Obs.: Algumas pessoas são identificadas na própria foto através de inscrições a tinta.
Tomb. 94/0038 Doc.: 021
183-João Ribeiro com escritores e artistas
29,7 x 39,6 cm
Encontro de escritores e artistas num restaurante da Tijuca (RJ) entre 1890 e 1895. No grupo veêm-se da esquerda para a direita sentados: João Ribeiro Machado de Assis, Lúcio Mendonça e Silva Ramos; de pé na mesma ordem Rodolfo Amado, Artur Azevedo, Inglez de Souza, Olavo Bilac, José Veríssimo, Sousa Bandeira, Filinto de Almeida, Guimarães Passos, Valentin Magalhães, Rodolfo Bernadelli, Rodrigo Otávio e Heitor Peixoto. Foto Emoldurada (madeira/vidro). Manchas diversas. Rasgadura (gr.) ao centro (vert. 75%). Dobraduras (vert.) e pedaços de fita adesiva. Borda inferior direita inexistente.
Obs. : Reprodução fotográfica.
Tomb. 94/0012 Doc.: 022
184-Vera Marta
11,7 x 17,9 cm
Retrato de Vera Marta Ribeiro, filha de J. R., nascida em 1899 e falecida a 20 de novembro de 1939. Busto, cabeça virada 3/4 para a direita.
Obs.: No verso vem transcrito um poema de Manuel Bandeira dedicado à Vera Marta. “Ver e amar-te, Vera Marta / Obra foi de um só momento. / Nada mais ponho na carta: / Não é preciso, nem tento”. A transcrição pode ter sido feita por Emma Accioly (irmã de Marta) que comenta. “Esta foi uma das últimas fotografias de Vera / que morreu em 2 de novembro de 1939. / Preferiu a morte à vida. Era boa de mais para enfrentar o mundo”.
Tomb. 94/013 Doc.: 023
185-Formandos do Colégio Pedro II
29 x 38,5 cm
Reprodução de retratos dos formandos do Colégio Pedro II, turma de 1923. Da esquerda para a direita e de baixo para cima, veêm-se: Raul Figueiredo Meireles, A. A. Camargo Filho e Jair A. Resende; Ernani Figueiredo, Ernani de S. Thiago, F. Nascimento Silva, Henrique Grimberg, Luciano Santana Rosa, Moacyr M. da Silva e P. M. Azevedo e Silva; Antônio Ibiapina, Oswaldo José da Silva, F. M. Almeida Gonçalves, Ivanir Friedmann, Mário Gonçalves Ramos e M. Nogueira de Paula. Nas fotos redondas na mesma ordem: (como homenageados) Silva Ramos, João Ribeiro, Eduardo Badaró (paraninfo) Guilherme de Moura e Lafayete Pereira (homenageados); Acima o Conde de Laet (diretor) e Quintino do Vale (chefe de disciplina). Todos retratados em meio busto. Com cabeças viradas 1/3 para a esquerda ou direita.
Obs.: Poster comprometido pelas rachaduras que já atingiram os retratos de João Ribeiro e Antônio de Ibiapina. Emoldurado (madeira/vidro).
Tomb. 94/ 019 Doc.: 024
186-Vera Marta Ribeiro, formatura
9,5 x 13,0 cm
Retrato de Vera Marta Ribeiro, filha de J. R., formada em Farmácia (1923), nascida em 1899 e falecida a 20 de novembro de 1939. Meio corpo, sentada numa cadeira de braços, ligeiramente voltada para a direita, cabeça inclinada para o mesmo lado.
Tomb. 94/0022 Doc.: 025
187-Nelson Ivan R. Accioly
3,2 x 3,9 cm
Retrato de Nelson Ivan R. Accioly, filho de Emma Ribeiro Accioly. Meio busto, cabeça para frente.
Tomb. 94/ 0040 Doc.: 025
188-Manoel Luis Ribeiro
10,4 x 15,6 cm
Retrato de Manoel Luis Ribeiro filho de J. R., nascido em 25 de maio de 1902, formado em Agronomia e Geologia; falecido em 16 de outubro de 1974. Busto, voltado para a esquerda; apresenta manchas diversas.
Tomb. 94/ 0023 Doc.: 026
189-Formandos do Colégio Pedro II - 1921
23,2 x 16,3 cm
Retrato dos formandos do Colégio Pedro II de 1921. Da esquerda para a direita, em pé vêem-se: Leivos Massot, Jorge Semeão, Neutel Brito, Togo Fontoura, C. Lisboa, Luis N. Paula, B. Souza, Melo e Souza, Braz Pinto, Ovídio Gil, Nelson de [ilegível] e Otacílio [ilegível]. Da esquerda para a direita sentados: Pedro Meireles, Aguinaldo Navarro, J. Beltrão, A. Arinos, João Ribeiro, Gilberto [ileg.], Gualter de Almeida, [ileg.] Cunha, Luis Leal. Grupo postado em semi-círculo.
Obs.: Apresenta rasgaduras no canto sup. esq., dobraduras ao centro, fita adesiva nas extremidades e manchas na margem direita. As referências manuscritas (identificação das pessoas) estão na parte inferior e superior da foto. O papel em que foi colada a foto traz escrito à mão em azul, “26 de outubro de 1921 Papai Paraninfo da Turma”.
Tomb. 94/0431 Doc.: 027
190-Bety Ribeiro Xavier e Rodolfo Pinigaglia Xavier
8,5 x 13,8 cm
Retrato de Bety Ribeiro, filha de J. R., nascida em 12 de julho de 1898 e falecida em 20 de novembro de 1975. Frontal, sentada em cadeira de braços, tendo Rodolfo Pinigaglia, de pé ao seu lado.
Tomb. 94/0021 Doc.: 028
191-Museu João Ribeiro em Vassouras [?]
8,3 x 11,3 cm
Foto do Museu J. R.; Vêem-se três vitrines ocupadas, aves empalhadas, coleções de borboletas, conchas e garrafas decoradas.
Obs.: Foto desbotada com manchas diversas (superior mais clara e parte inferior mais escura), sinalização em seta com tinta azul no canto sup. esq. margens picotadas irregularmente;apresenta dobraduras.
Tomb. 94/0429 Doc.: 029
192-[Solenidade em homenagem a João Ribeiro ]
24,1 x 18,2 cm
Foto colada ao verso de recorte de jornal (A Pátria) que noticia o falecimento de J. R. No papel em que foi pregado está registrado em azul, escrito à mão o nome de três pessoas: da esquerda para a direita: “Emma Ribeiro Accioly, Gilberto Amado e Joaquim Ribeiro”. De pé em torno de uma mesa, por traz das pessoas estão fixados: a Bandeira do Brasil, uma foto (busto) emoldurado de J. R., e dois escudos com homenagens ao mesmo.
Obs.: Apresenta rasuras em azul (caneta) na parte inferior, manchas por cola nas extremidades, e por excesso de luminosidade na parte superior, traz ainda resíduos de cola e papel no verso.
Tomb. 94/0430 Doc.: 030
193-João Ribeiro
28,5 x 38,5 cm
Retrato de J. R. Busto, cabeça virada 1/2 para a direita.
Obs.: Foto em cores, emoldurada (madeira/vidro). Encontra-se exposta na sala da diretoria da E. P. G. João Ribeiro, em Laranjeiras-Se.
Tomb. 94/0015 Doc.: 031
194-Joaquim Braz Ribeiro
34 x 37 cm
Retrato de Joaquim Braz Ribeiro, filho de J. R. meio busto, cabeça ligeiramente voltada para à esquerda.
Obs.: A fotografia sofreu corte a tesoura tangenciando a imagem de Joaquim Ribeiro. Encontra-se colada à terceira folha (fr) da obra 9 Mil dias com João Ribeiro de Joaquim Ribeiro, editado pela Record. O exemplar pertence ao acervo da Casa João Ribeiro e está registrado com o número de tombamento 94/0086.
Tom.: 94/0437 Doc.: 032
195-Vera Martha Ribeiro, no ano de sua morte
49 x 68 cm
Retrato de Vera Martha Ribeiro, filha de J. R. no ano de 1939. Meio corpo ligeiramente voltado para a esquerda, cabeça para frente. De pé segura uma bolsa com as duas mãos à altura da cintura.
Obs.: O retrato encontra-se colado na folha de dedicatórias do livro Nihil:Ritmos de Vera Martha Ribeiro, editado pela Record em 1934. A obra pertence ao acervo da Casa João Ribeiro e está registrado sob o nº de tombamento 94/0098.
Tomb. 94/0432 Doc.: 033
196-Áurea Ribeiro com o Neto e o filho
8,9 x 18,8
Retrato de Áurea Ribeiro Lemos, prima-irmã de J. R. nascida em Laranjeiras (SE) em 1866. A direita de corpo inteiro e em pé, Aurea Ribeiro; ao centro de corpo inteiro e em pé sobre uma cadeira o seu neto Arinaldo Lemos; à esquerda corpo inteiro em pé o seu filho Osvaldo Lemos.
Obs.: 1.O original foi produzido em março de 1910
2.trata-se de uma reprodução do original
Tomb.: 94/0436 Doc.: 034


Para citar este texto:
FREITAS, Itamar; CRUZ, Gabriela Zelice; NUNES, Maria Verônica Menezes. Catálogo do acervo documental da Casa de Cultura João Ribeiro. São Cristóvão: Centro de Impressão Eletrônica da UFS, 2000.


Fonte da imagemhttp://gemps-se.blogspot.com/


Referências
BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Arquivos pessoais como fonte de pesquisa. In: ____. Arquivos permanentes: tratamento documental. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991. p. 177-189.
____.As coordenadas da função arquivística nos arquivos permanentes. Arquivo: Boletim histórico e informativo. São Paulo. 1991. set./dez. 1991. p. 83-94.
AMARGO-MORO, Fernanda de. Museu: aquisição-documentação. Rio de Janeiro: Livraria Eça Editora. 1986.
CARVALHO, Aurea Maria de Freitas. Fotografia como fonte de pesquisa: histórico, registro, arranjo, classificação e descrição. Rio de Janeiro: FNPM/Museu Imperial. 1986.
CAMPOS, Humberto. São João, o sábio. Diário Carioca. [Rio de Janeiro]: 24, jun. de 1933.
Centro de Pesquisa e Documentação da História Contemporânea do Brasil. Procedimentos técnicos adotados para a organização de arquivos privados. Rio de Janeiro: CPDOC. 1994.
DANTAS, Beatriz Góis. Repertório de documentos para a história indígena. São Paulo: NHII/USP; FAPESP. 1993.
GUARANÁ, Armindo. Dicionário Bio-bibliográfico Sergipano. Rio de Janeiro: 1925.
GUIMARÃES, Silvana G. e Telles, Regina M. Inventário do Arquivo Júlio Prestes de Albuquerque. São Paulo: Arquivo do Estado de São Paulo: 1987.
LEÃO, Múcio. João Ribeiro: Ensaio bibliográfico. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 1954.
LIMA, Yêdda Dias e REIS, Zenir Campos de. Arquivo Graciliano Ramos. São Paulo: EDUSP; IEB/USP. Paulo. 1992.
MANUAL de Orientação Museológica e Museográfica. 2 ed. São Paulo: 1987.
PAES, Marilena Leite. Arquivo: Teoria e prática. 2 ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas. 1991.
PEROTA, Maria Luiza Loures Reis. Multimeios: seleção, aquisição, processamento, armazenamento, empréstimo. Vitória: Fundação Ceciliano Abel de Almeida. 1991.
Revista da Academia Sergipana de Letras. Aracaju: [ASL], n. 7, jul. 1935.
Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Aracaju, v.I, n.1-5, 1912-13.
RIBEIRO, João. Auto-retrato. In: A Língua Nacional e outros estudos linguísticos. Petrópolis: Vozes; Aracaju: Governo do Estado de Sergipe, 1979.
RIBEIRO, Joaquim. 9 mil dias com João Ribeiro. Rio de Janeiro: Record, [1934].
SANTOS, Vera L. S. de Oliveira. João Ribeiro como Jornalista científico no Brasil (1895-1934). Dissertação de Mestrado apresentada à escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 1981. (mimeo).
SCHNAIDERMAN, Boris. João Ribeiro atual. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, USP, n. 10, 1971.