domingo, 8 de março de 2015

Programa de Fundamentos do Ensino de História

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UnB
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - ICH
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA – HIS

Disciplina: Fundamentos do Ensino de História – 2015/1
Código: 203556
Pré-requisito: HIS – 139033 – Introdução ao Estudo da História
Prof. Itamar Freitas

Ementa: ensino de história; fundamentos teóricos, históricos e pedagógicos. História como disciplina escolar. Histórias do ensino de história no Brasil. História nas propostas curriculares oficiais. Historiografia, práticas sociais e saber histórico escolar. Metodologias do ensino de história. Materiais didáticos. Diferentes fontes e linguagens nas aulas de história. Pesquisa em ensino de história.

Objetivo: Discutir questões centrais acerca dos fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de história, como subsídio ao “estágio supervisionado” para o respectivo curso de licenciatura.

Estratégias de ensino: preleções, debates e seminários. Observação: este é um curso predominantemente centrado na leitura dos textos correntes, pertinentes ao programa da disciplina, bem como nas tomadas de posição oral e escrita por parte dos alunos e do professor.
O principal veículo de comunicação virtual entre alunos e professores será o blog da disciplina, instalado no seguinte endereço: www.itamarfo.blogspot.com (aba “Laboratório de ensino de história).

Recursos didáticos: literatura especializada em teoria e metodologia do ensino de história, textos imagéticos, ambiente virtual de aprendizagem, material didático empregado na escolarização básica.

Avaliação: avaliações diagnósticas, formativas e somativas acordadas na segunda semana de aula com os alunos.

Programa:

1.1  – Finalidades do ensino de história
1.2.1 – O debate sobre os usos formativos da história
1.2.2 – Finalidades do ensino de história em regimes discricionários
1.2.3 – Finalidades do ensino de história em regimes democráticos
1.2.4 – Finalidades de história nas prescrições e práticas curriculares nacionais e locais
1.2  – Aprendizagens históricas
1.2.1 – Homem, modernidade e aprendizagem histórica
1.2.2 – Conhecer e aprender história na perspectiva dos filósofos
1.2.3 – Conhecer e aprender história na perspectiva dos cientistas sociais (psicólogos, sociólogos e antropólogos)
1.2.4 – Conhecer e aprender história na perspectiva dos historiadores
1.2.5 – Aprendizagem histórica nas prescrições e práticas curriculares nacionais e locais
1.3  – Conteúdos históricos
1.3.1 – Definições de conceitos histórico
1.3.2 – Definições de conteúdo histórico
1.3.3 – Conteúdos substantivos
1.3.4 – Conteúdos meta-históricos
1.3.5 – Valores
1.3.6 – Critérios e estratégias de seleção de conteúdos históricos (direitos humanos e educação para a diversidade)
1.3.7 – Configuração das expectativas de aprendizagem
1.3.8 – Conteúdos prescritos e praticados nos currículos nacionais e locais
1.4 – Progressão das aprendizagens históricas
1.4.1 – Definições e critérios de progressão
1.4.2 – Progressão no âmbito da aula, da unidade e do ano/série
1.4.3 – Progressão em termos de nível de ensino (fundamental/médio)
1.4.4 – Progressões prescritas e praticadas em currículos nacionais e locais
1.5 – Apresentação/construção do conhecimento histórico escolar
1.5.1 – Definições de ensino
1.5.2 – Estratégias de ensino
1.5.3 – O lugar do material didático
1.5.4 – História, construção, avaliação e uso do material didático
1.6 – Avaliação no ensino de história
1.5.1 – Definições e tipificações de avaliação
1.5.2 – Avaliação educacional e a vulgata das teorias da avaliação da aprendizagem
1.5.3 – Avaliação nas prescrições curriculares nacionais e locais
1.5.4 – Avaliações por escala (Enem e PASS).
1.7 – A pesquisa sobre os fundamentos do ensino de história
1.7.1 – A pesquisa histórica – definições e procedimentos (revisão)
1.7.2 – As relações entre teoria da história e ensino de história
1.7.3 – O ensino de história como campo de pesquisa – questões, objetos e abordagens.

Calendário: a combinar com os alunos na primeira semana de aula.


Bibliografia: listada e disponibilizada na segunda semana de aula, a partir das demandas apresentadas pela turma.

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