FREITAS, Itamar. Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de História (Anos iniciais). São Cristóvão: Editora da UFS, 2010. Capa: Eduardo Oliveira e Thiago Neumann. |
Este livro nasceu das aulas de Fundamentos Teórico-metodológicos do Ensino de História, ministradas aos alunos de Licenciatura em Pedagogia e em História nos anos 2006 e 2007, na Universidade Federal de Sergipe. São catorze capítulos que refletem, obviamente, a idéia que faço dos conteúdos conceituais mais significativos para o ofício de professor na disciplina em questão.
A expressão Fundamentos Teórico-metodológicos do Ensino de História deve aqui ser entendida em seu sentido etimológico: “fundamentos” significa alicerces ou bases sobre as quais edificamos alguma coisa; “teoria” é a ação (e o resultado da ação) de observar, examinar, estudar, investigar; e “método”, por fim, é o caminho para se chegar a algum lugar – o conhecimento produzido sobre o ensino de História.
Com essas definições iniciais, deixo claro que o livro não fornece, especificamente, lições de como ensinar, nem conteúdos sobre a História do Brasil, geral ou regional. Ele trata de temas que, apesar de também serem fundamentais ao exercício da docência em História, raramente são pensados em conjunto, dadas as especificidades de interesses das corporações da História e da Educação.
Na formação inicial universitária, no entanto, julgo fundamentais as discussões sobre a aprendizagem histórica do professor; noções elementares de Teoria da História e de História da historiografia escolar; singularidades da disciplina escolar História em relação à História-disciplina acadêmica; saberes históricos docentes; dispositivos legislativos e políticas públicas destinadas ao ensino de História; currículos; aprendizagem histórica das crianças; conteúdos conceituais; métodos de ensino; livros didáticos e paradidáticos de História.
Sobre esses temas, predomina a abordagem histórica, colhida (quando possível) junto à pesquisa acadêmica que trata do período republicano. Entendo que estudar o ensino de História, levando em conta a sua historicidade (o seu caráter temporal, datável e mutável), é uma forma pragmática de demonstrar o valor dos estudos históricos e do hábito de “pensar historicamente”, ou seja, de relacionar passado, presente e futuro com vistas à orientação da vida prática.
Espero que esse tipo de abordagem possa auxiliá-lo na tomada de decisões relacionadas ao trabalho docente, principalmente na crítica às soluções fáceis das questões que envolvem o ensino de História. Assim como não existe “o” problema da educação nacional, as respostas anunciadas para “o” problema do ensino de História só podem se constituir em desconhecimento do processo histórico ou, lamentavelmente, em pura demagogia.
Na escrita desta obra, simplifiquei ao máximo os “segredos internos” da Pedagogia, História e Psicologia no que diz respeito à produção do conhecimento, ao ensino e a aprendizagem da História para as crianças. A orientação principal foi sintetizar proposições-chave, exemplificar e demarcar modificações substantivas no tempo. O leitor mais exigente, entretanto, pode fazer uso imediato dos excertos e paráfrases de grande parte das pesquisas avançadas que serviram de fonte para a construção do texto principal e que estão expostos em forma de verbete.
As informações, por fim, foram distribuídas em cinco gêneros que podem ser consultados segundo as suas conveniências: a ilustração sintetiza e problematiza o tema de cada capítulo; o texto introdutório retoma as conclusões do capítulo anterior e anuncia as novas questões a responder; o texto principal discorre, em formato narrativo, sobre os assuntos anunciados no plano geral; os verbetes marginais (dados biobibliográficos, conceitos e proposições relacionados em índice ao final do livro) definem, exemplificam e/ou aprofundam a matéria do texto principal; as referências bibliográficas, também apresentadas como sugestões de leitura; e o resumo, que retoma os conceitos e proposições-chave do capítulo.
Sumário
Apresentação 5
1 A aprendizagem histórica do professor
Visões de mundo, ciência e o ofício do historiador 15
Comentando as três enquetes 19
Referências 22
Resumo 23
2 História, passado, vida e relato
Seu passado o condena 27
O que é História? 29
E a ciência da História, de onde vem? 32
Referências 34
Resumo 35
3 História, memória, a tarefa do
historiador e da ciência da História
História ou Memória? 39
História e Memória 41
Que histórias contar? 44
Para que contar histórias? 49
Referências 53
Resumo 55
4 Métodos e domínios históricos
O Método é sempre o mesmo! 59
Tantos métodos quantos forem necessários 63
Dimensões da experiência humana, domínios e abordagens da História 65
Referências 71
Resumo 74
5 Ampliando e reduzindo o foco de observação
Escalas 77
Durações 79
Referências 88
Resumo 90
6 A escrita da história para as crianças
Proposições e conceitos históricos 93
A História como narrativa 95
Funções da História 97
Sobre a estrutura da História: sujeitos, domínios e durações 99
Formas de exposição 107
Referências 112
Resumo 114
7 Saberes docentes e a História escolar
Sobre a constituição da História escolar 117
Para que serve a disciplina escolar História? 118
Saberes docentes 122
Referências 124
Resumo 125
8 Currículos de outros tempos
Os currículos da escola primária 129
Organizações clássicas da História nos currículos da escola primária 132
Organização cronológica 134
Organização temática 136
Referências 139
Resumo 141
9 Estado, Constituição, Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional (LDBN) e ensino de História
As políticas e o Estado 145
Políticas educacionais 146
A Lei maior do Estado brasileiro 147
A Lei maior da educação escolar 149
Referências 152
Resumo 154
10 Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
e o ensino de História
Quem conhece os PCN? 157
O que são os PCN? 158
A elaboração os PCN de História 159
Um rosário de críticas 160
Referências 164
Resumo 164
11 A aprendizagem histórica das crianças
A compreensão histórica no tempo: da disciplina formal ao construtivismo 167
Do construtivismo à Educação histórica 174
Referências 181
Resumo 184
12 Conteúdos históricos
Sobre o sentido e a natureza dos conteúdos 187
Conteúdos conceituais 189
Uma tipologia para os conteúdos conceituais 194
Os conteúdos conceituais substantivos 197
Os conteúdos conceituais metahistóricos:
Tempo, fonte e interpretação para as crianças 202
A noção do tempo 203
A noção de fonte 204
A noção de interpretação 206
Referências 208
Resumo 211
13 Como ensinar História?
Sobre técnicas, métodos, processos e meios auxiliares
para o ensino de História 215
Em busca do melhor caminho 220
Os (des) caminhos da memória 224
Referências 229
Resumo 232
14 Livros didáticos e paradidáticos de História:
definições, representações e prescrições de uso
O que é um livro didático? 235
Sobre a imagem do livro didático 239
Ler ou não ler? Eis a questão! 244
O que é um livro paradidático? 250
Paradidáticos no ensino de História 252
Paradidáticos de História para os anos iniciais 254
Referências 257
Resumo 264
Índice dos verbetes 265
Fontes das imagens
Capa de Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de História (Anos iniciais). Produção de Eduardo Oliveira (desenhos) e Thiago Neumann (cores).
Para baixar essa obra gratuitamente, acesse:
http://www.4shared.com/document/DP3lAJpW/Fundamentos_para_o_ensino_de_h.html