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Prezad@s colegas,
O Grupo de Estudos do Tempo Presente, a Rede de Estudos do
Tempo presente juntamente com os Programas de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal de Sergipe
comunicam que entre 19 de outubro e 16 de novembro de 2014 estarão abertas as
inscrições para apresentação de trabalhos nos Simpósios Temáticos do II
Seminário Debates do Tempo Presente: “Educação, Guerras, Extremismos”. O evento
ocorrerá entre os dias 10 e 12 de dezembro na Universidade Federal de
Pernambuco.
SIMPÓSIOS TEMÁTICOS
ST 01 - “História, Literatura e Arte”
Cordel...de Rogério Fernandes |
Profa.
Dra. Marizete Lucini (PPGED/GET/UFS)
Prof. Dr. Fábio
Alves dos Santos (DED/UFS)
O simpósio temático História, Literatura e Arte propõe-se a
acolher trabalhos que discutam aspectos da narrativa histórica e da narrativa
de ficção como gêneros que comunicam experiências temporais. Nesse sentido,
reflexões sobre romance, cordel, poesia, cinema, música, biografia e contos são
aqui compreendidos para além de sua característica documental. Mais que
documento, a literatura, o cinema, a poesia, o cordel, o conto, o romance e a
música possibilitam ao leitor/ouvinte vivenciar diferentes experiências.
Experiências que podem ser reinterpretadas, permitindo aos leitores/ouvintes
estabelecerem relações de pertencimento e de identificação com os textos
acessados, bem como permitem aos sujeitos do presente, habitar o passado e
transformá-lo em memória. Memória que também o constitui como sujeito histórico
no presente. Sujeito que se compõe a partir dos múltiplos agenciamentos de
subjetividades experienciados nas diversas interações sociais que constituem
sua singularidade.
ST 02 - “Produção e
usos escolares da história do tempo presente”
Mandela e as crianças... |
Prof.Dr. Itamar Freitas (PPGED/Rede Tempo
Brasil/GETUFS)
Prof.Dr. Lucas Victor Silva (Rede Tempo Brasil/UFRPE)
Prof.Dr. Francisco
Egberto Melo (URCA)
Este simpósio temático acolhe resultados de pesquisas que
relacionem as expressões "tempo presente" e "usos da
história", sobretudo em sua dimensão escolar. Aqui, reiteramos a nossa
preocupação com as diferentes noções de presente, as formas de organização
desse presente nos currículos, nos livros didáticos e na historiografia de
síntese voltada para o público adulto que fundamenta, em grande medida, a
historiografia consumida pelos alunos da escolarização básica no Brasil e no
exterior.
ST 03 - “História, Cinema & Tempo Presente”
Câmera ... Stock |
Profa.Dra. Andreza S.C.Maynard (DCR-FAPITEC/GET/Pós-Doutoranda PPGH/UFRPE)
Discutir as aplicações do cinema na formação da cultura
histórica, buscando, assim, estabelecer diálogos entre a disciplina e a arte
cinematográfica, e estabelecendo trilhas e percursos para a utilização do
cinema como elemento para a compreensão da recepção das eras históricas e
também para o ensino desta disciplina.
ST 04 - “Educação Colonial, Catolicismo e Salazarismo”
A. O. Salazar (1889-1970) |
Prof.Dra. Giselda Brito Silva (Rede Tempo
Brasil/ PPGH/UFRPE)
Prof.Ms.Carlos André Silva de Moura (UNICAMP)
Durante o período do salazarismo as produções
historiográficas se esforçaram para legitimar as relações do regime com as
colônias africanas, como justificativa de “civilizar o indígena”. Além da
alfabetização, a ação defendia a constituição linguística em comum como
condição para o desenvolvimento das colônias. A formação doutrinária da juventude
também foi fundamental para a organização das instituições autoritárias, como a
Mocidade Portuguesa e Legião Portuguesa, com a meta de educar “sob a medida das
necessidades do regime”. No particular da educação da Juventude Salazarista aos
interesses do império colonial, o Estado Novo contou particularmente com
intelectuais e católicos militantes que circulavam entre Brasil e Portugal.
Nossa proposta de simpósio temático é abrir um espaço de debate para os estudos
das relações nos dois países, política e catolicismo e suas práticas no campo
educativo.
ST 05 - “História e Relações Internacionais: debates e
problemas”
Geografia política |
Prof. Dr. Daniel Chaves (Unifap/Rede Tempo Brasil)
Diante do consagrado encontro entre as áreas
de conhecimento da História e das Relações Internacionais, o objetivo deste
Simpósio Temático é o de promover encontros entre pesquisadores sêniores e
jovens, suscitar perspectivas inovadoras e recensear debates clássicos entre
tais áreas e campos de discussão. Tanto ao historiador quanto ao internacionalista, bem como profissionais de áreas contíguas
- sociólogos, cientistas políticos, economistas, entre outros - tal encontro
buscará promover um duplo movimento: o da contextualização de discussões
globais, por um lado, e o da internacionalização das discussões regionais e brasileiras, por outro, afinando
tendências emergentes e estabelecidas. Não menos importante, temáticas
contemporâneas em corte histórico como Defesa, Segurança, Cooperação e Mundialização
encontrarão espaço para articulação e destaque para a comunidade acadêmica
presente.
ST 06 - Ensino de História do Tempo Presente
Intolerância na escola |
Prof. Dr. Francisco Carlos
Teixeira da Silva (UFRJ/UCAM/Rede Tempo Brasil)
Prof. Dr. Karl Schurster (PPGE-
UFPE/ Rede Tempo Brasil)
A grande questão sobre o papel da escola no ensino das
ditaduras e regimes de ódio se coloca perante os insucessos ocorridos em países
– como Alemanha, Itália, Áustria e Espanha – onde, malgrado a excelência das
condições escolares, o ensino, os currículos e os recursos pedagógicos não
foram suficientes para formar uma nova juventude crítica e desvinculada de
brutais atos de racismo e de violência, simbólica e física, contra o outro. Nas
ruas, nos estádios de futebol, nos bares e mesmo em ambientes de trabalho,
multiplicam-se atos de racismo e de exclusão. Daí a relevância, crucial, dos
estudos e de debates sobre o papel da escola e do ensino da história
contemporânea, no tocante às ditaduras modernas e seu caráter de ódio ao outro
e a questão central que se coloca: estamos nós mesmos, no Brasil, construindo
recursos pedagógicos necessários para a construção de uma convivência, presente
e futura, fraterna e despida dos tremendo efeitos nefastos do racismo e da
negação do outro? Conseguiremos superar, debater criticamente, o que já foi
denominado de fascínio, die Schöneschein, de uma cultura da violência e da
rejeição ao outro nas nossas escolas? Claro está, que não apenas os currículos
e instrumentos pedagógicos disponíveis para os professores, resolverão, de per
si, tais questões. O próprio estado geral da educação básica no Brasil, com seu
ônus nas séries iniciais de alfabetização, é um elemento de incapacitação
crítica, um óbice ao processo educacional como ato emancipatório, como queria
Anísio Teixeira. Assim, esse simpósio busca propostas de pesquisam que se
debrucem sobre o ensino de história do tempo presente, suas variadas formas e
possibilidades, procurando entender limites e desafios para essa área de
conhecimento.
ST 07 - Educabilidades políticas no tempo presente
Interessa-nos discutir as pesquisas a respeito das maneiras
pelas quais os indivíduos e grupos têm operacionalizado intenções e propostas
educativas, em ambientes escolares e não-escolares, tendo em vista a promoção
de ações políticas (potencialmente transformadoras de alguma situação
individual ou coletiva existente e/ou das ações sociais de grupos e/ou
indivíduos) ou o fomento de estratégias de atuação política.
ST 08 - História Digital: conceitos, fontes, métodos e
experiências
Prof.Dr. Dilton C.S. Maynard (PPGED-UFS/Rede Tempo
Brasil)
Profa.Ms. Anita Lucchesi (Rede Tempo Brasil)
Este simpósio pretende congregar trabalhos que se dediquem a
refletir sobre o estudo e a representação do passado a partir de novas
tecnologias da comunicação, assim como a produção e a preservação de fontes
digitais, considerando as potencialidades dos recursos digitais para a pesquisa
e para o ensino da História. Esperamos colaborar para o debate sobre os
desdobramentos da emergência dos registros digitais no ofício do historiador e
sobre as transformações nas experiências de leitura, acompanhamento e argumentação
em torno de questões históricas.
ST 09 - História, Mídias e Tempo Presente
Este simpósio tem como objetivo refletir diferentes formas de escrita do passado na contemporaneidade: artes plásticas, séries e livros jornalísticos, séries de televisão, internet, novelas, materiais didáticos, documentários, jogos, fotografia, etc. Produtos que quase sempre se situam fora do campo científico da história e que se materializam em narrativas históricas de grande apelo social. Nossa intenção é abrir um espaço para trabalhos que investiguem tais produções e suas narrativas sobre o passado; pensar como estas interferem na compreensão histórica do nosso tempo.
ORIENTAÇÕES GERAIS:
ENVIO DE RESUMOS PARA OS SIMPÓSIOS TEMÁTICOS via
debates@getempo.org
As inscrições serão efetuadas mediante envio do resumo até
07 de novembro de 2014 para o e-mail debates@getempo.org. Confira as instruções
abaixo:
1. ATENÇÃO: O arquivo com o resumo deve ser enviado em
formato doc ou docx (Word for Windows) e identificado da seguinte maneira: Nome
e sobrenome do AUTOR e do CO-AUTOR (se houver)_CÓDIGO DO SIMPÓSIO. Ex: JULIA
ASSAD e EDUARDO DENNIS_ST01
O arquivo deverá conter:
2. Título do Trabalho em caixa alta, destacado em negrito,
centralizado.
3. Nome do autor e co-autor (se houver), destacado em
negrito.
4. Informações sobre o autor e co-autor (se houver): curso,
instituição de
fomento, e- mail.
5. Será aceito apenas um trabalho em co-autoria.
6. Nome e titulação do orientador e departamento ao qual
pertencem, destacado em negrito.
7. Simpósio selecionado (a indicação de um segundo simpósio
temático,
em caso de não aprovação no primeiro, é opcional).
8. O resumo virá
abaixo deste cabeçalho e deve possuir de 600 a 1000
caracteres
com espaçamento, contando ainda com três palavras-chave.
Os trabalhos serão avaliados pelo Comitê Científico do
Seminário com base nos seguintes critérios:
a) Relevância e pertinência do trabalho;
b) Consistência na argumentação;
c) Respeito às normas de formatação estabelecidas pela Organização do
evento Os trabalhos que não atenderem aos critérios acima serão AUTOMATICAMENTE
EXCLUÍDOS.
Os trabalhos aprovados serão divulgados em 16 de novembro de
2014 através do site do evento: http://debates.getempo.org
NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS COMPLETOS:
Os trabalhos completos, juntamente com os comprovantes de
depósito digitalizados, deverão ser enviados entre 17 e 26 de novembro para o
e-mail debates@getempo.org, obedecendo às seguintes normas:
Cabeçalho:
Título do Trabalho em caixa alta, destacado em negrito, centralizado; nome do
autor e co-autor (se houver), destacado em negrito; informações sobre o autor e
co-autor (se houver): curso, instituição de fomento e e-mail; nome e titulação
do orientador e departamento ao qual pertence, destacado em negrito. Simpósio
temático selecionado. O trabalho deve possuir de 8 a 12 páginas, fonte Times
New Roman, letra tamanho 12, espaçamento 1,5, formatação justificada.
O
sistema de citações será o AUTOR-DATA. As citações deverão ser indicadas no
texto, informando o sobrenome do(s) autor(es) mencionados, na sequência (AUTOR,
ano, página). Notas de rodapé poderão ser utilizadas apenas em caráter
explicativo.
PAGAMENTO: valor único R$ 25,00
CONTA PARA DEPÓSITO IDENTIFICADO: Banco do Brasil Agência:
0673-4 Conta corrente: 44.103-1 ALANA DE MORAES LEITE
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